Baixe os arquivos de Gerenciamento de Banco de Dados



1. Programa em Clipper CA 5.2, Fabres.exe, compactado em winzip
    Clique e baixe o 'Fabres.zip' e descompacte

2. Programa de Ajuda(Instruções de uso do programa: Fabres.exe)
    Clique e baixe 'Ajuadame.zip' e descompacte

3. Programa de Ajuda(Instruções de uso do programa Fabres.exe)
    Veja o programa de uso do Fabres.exe clicando aqui

INSTRUÇÃO DE USO DO SOFTWARE: FABRES.EXE

    Este programa foi criado para que cada usuário possa ter seu controle próprio dos arquivos no seu computador: incluindo, alterando, excluindo registros. Além disso pode fazer consultas por nome, cidade, ramo+código de todos os ramos de Bressan já cadastrados. É possível, ainda, fazer relatório com impressora matricial do tipo Epson LX 300 ou Citzen GSX 190S, por ramo. Obs: Máquinas atuais(2021) não tem saída para impressora matricial, somente USB para Jato de Tinta

   Para usar o programa, operá-lo, inicialmente abra uma pasta, Fabres, por exemplo, baixe(download) e expanda com o WinZip o arquvo: “fabres.zip” que contém cerca de 6 arquivos de uso do sistema. Após descompactá-lo, digite: fabres e "enter". Obs. O programa só funciona c/sistema operacional de 32 bits(64 não). Para aumentar o tamanho da tela, altere a resolução para 800 x 600

          A tela de abertura se apresenta assim: (Atualização, Fev 2021)

 CADASTRO         MANUTENÇÃO            AJUDA              SAIR

     Usando as setas horizontais, a barra sombreada se movimentará sobre os itens acima. Quando estiver sobre o "CADASTRO", teclando "enter", vão aparecer, logo abaixo, as opções: Arquivo Geral       ->

   Ramos de Bressan   

 Informantes Bressan ->

Obs: Quando aparecer seta a direita da opção, como no caso acima, significa que vai abrir um novo menu suspenso, com várias opções. Não tendo seta, abre o arquivo diretamente.

    Utilizando as setas verticais, pode-se navegar entre estas 3 opções.

Teclando um "enter" sobre “Arquivo Geral”, aparecem 4 opções:

                       Arquivo Geral  -> Entrada

  -> Video

     ->  Lista no Video 

    ->  Lista na Impressora

      Nesta opção "Entrada", teclando "enter" abre um formulário para colocar os dados do Bressan, iniciando com o código de 9 dígitos. Sabe-se que a cada digito corresponde uma geração, exceto o 2º e 3º  dígitos que, ambos,constituem apenas uma geração.

    Isto se deve ao fato de que as 1ª famílias eram numerosas, indo além de 9 filhos(ou + de nove dígitos. observa-se que do 09, passa para o 11, não tendo o 10, por causa da leitura de números significativos de strings).

    Para facilitar a digitação, o 2º lançamento repete o código e o ramo digitado no registro anterior, bastando cobri-lo com o novo código.

     Os demais dados são digitados seguindo a tela, lembrando que é importante colocar ano de nascimento e óbito, se for o caso, sempre visando a melhor identificação do Bressan.

     Se não quiser continuar ou não gravar a tela, basta teclar 3 vezes "Não", em "Confirmar a Inclusão(S/N) ?. Para ir ao fim da tela, isto é, após o último campo, pressione PgDn.

     Logo abaixo da opção Entrada, tem-se "Video". Ao pressionar "enter" sobre a opção "Video", aparece a lista dos campos principais da tabela de dados.

Tem-se uma faixa ou barra vermelha que se desloca com as setas acima e abaixo, selecionando o registro. Com a barra vermelha sobre um determinado registro é possível:

  a) visualizar todos os campos deste registro teclando "enter", sem poder alterar qualquer dado;

  b) Visualizar todos os campos deste registro teclando "Insert". A tela, neste caso, fica em fundo branco. Após as alterações, pressione PgDn, quando e solicitado confirmação de alteração. As alterações são feitas nesta opção.

 Digite "S". Esta operação grava o registro recém alterado e volta à tela anterior.

     Nesta tela é possível indexar o arquivo por ordem alfabética. Basta pressionar a tecla F9 e aparece um espaço para digitar um nome. É suficiente digitar apenas as primeiras letras do nome procurado e "enter". Se não existir nome com estas iniciais, um sinal sonoro surge por 3 segundos. Se existir, a barra vermelha se posiciona sobre o 1º  nome que começa com estas letras. Se quiser só olhar, tecle "enter", mas se quiser alterar, tecle "Insert". Para voltar a tela geral, digite PgDn e confirme digitando "S".

     Se quiser fazer uma busca por ordem de Ramo e Código, pressione a tecla F7, quando vai aparecer um espaço de 2 dígitos para o ramo e 9, para o código.    

    Após digitar o ramo e o código 100000000 a barra vermelha vai se posicionar sobre o início do ramo procurado.

    Teclando a opção "Lista no Video" aparece na Tela:

      Reg    Nome Bressan      Nome Conjuge   Cidade   Ano Nasc   Ramo

        "Enter"  Continua: C=Cancel; M=Mostra; A=Altera

  Se continuar teclando "Enter" vai rolando de tela em tela.

 Se teclar "C", volta à tela geral de abertura.

 Se teclar "M", surge espaço para digitar o registro "Reg", 1a coluna. Neste

caso, não se pode fazer alteração. Apenas visualiza todos os campos deste registro. Termina mostrando os ancestrais do nome visualizado.

  Se teclar "A", surge espaço para digitar o registro "Reg", 1ª coluna. Neste caso, pode-se fazer alteração. Confirmar a alteração. Vai aparecer todos os casais ancestrais do nome examinado ou alterado.

    A opcao "Lista na Impressora" produz relatório em folhas soltas ou em formulário contínuo de Impressora matricial do tipo Epson LX300, Citzen GSX190S e assemelhadas. O relatório sai de forma dentada, de modo a identificar os níveis de cada geração, fato este não produzido no monitor do computador por falta de espaço e compressão de caracteres.

    Na opção "Ramos de Bressan", ao teclar "enter", aparece a tela:

    Reg   Ramo   Identificacao da familia      Nome abreviado

    No rodapé: Enter->Segue; I->Inclui; A=Altera; E->Exclui. Digite sua opção.

   Se teclar "enter", a tela vai rolar uma página, indo até o final dos 75 registros que correspondem aos ramos. N]ao tem "C" de cancelar porque o arquivo é pequeno. Tecla-se até chegar nos 75 ou mais registros, finalizando.

 Se quiser incluir novo Ramo, digite a opção "I". Pode digitar qualquer número de registro, porém cobrindo os dados existentes(registro copiado, salvando o original). No final pede a confirmação da inclusão. Digite "S".

   SE quiser incluir mais ramos, siga a informação da tela.

Se quiser alterar dados de um determinado ramo, vá teclando "enter" até aparecer o ramo que esta na 2ª  coluna, e digite "A" e logo pede para digitar o número do registro "Reg", 1ª  Coluna, o qual deve estar na mesma linha do ramo. Faça as correções necessárias e confirme "S" a alteração.

Se quiser eliminar um Ramo, vá teclando "enter" até aparecer o ramo a excluir. Digite então a letra "E". Em seguida digite o registro "Reg" que corresponde a este ramo. Confirme "S" a exclusão. Tecle "enter" até sair.   

 Se passar do ramo desejado, reinicie o processo e vai teclando “enter”

novamente até localizar o registro que corresponde ao ramo procurado.

 Ao teclar a opção: Informantes Bressan -> aparecem as outras opções:

   Entrada Endereco

   Video Endereco

   Lista Impressora

      Nesta opção “Entrada Endereço” abre-se uma tela para colocar os dados do informante. No final pede a confirmação. Basta teclar "S".

      Na opção “Vídeo Endereço”, lista na tela os campos principais que podem ser

visualizados pela barra sombreada com as setas acima ou abaixo, bem como com

PgUp ou PgDn. Siga as mesmas instruções da opção "Vídeo" o Arquivo Geral

já  visto acima.

     Na opção “Lista Impressora”, imprime-se na impressora matricial LX300 da Epson ou Citzen GSX190 ou similar, com compressão de 15 cpi.

      Na opção “Manutenção” tem-se:   Apaga Registro

                                                           Cancela Registro

                                                           Copia Arquivo

      Esta opção “Apaga registro” atualiza todos os arquivo cujos registros foram marcados para serem apagados(deletados).

     Quando os registros forem deletados, apertando a tecla "Del", estando com barra sombreada sobre determinado registro, em "Video" ou em "Video Endereço", será ouvido um sinal sonoro, pedindo a confirmação de Excluir(S/N). Se digitar "S", fica o registro apenas deletado.

     Se quiser cancelar um registro deletado, tem-se a opção: “Cancela Registro”.

Obs: Recomenda-se fazer atualização sempre que deletar qualquer registro,pois esta operação pode reativar registros deletados há muito tempo antes.

     A opção "Copia arquivo" faz cópia de segurança em Disquete. Porém, com o sistema mais moderno de guardar arquivo em CD, esta opção fica prejudicada.

obs: Este aplicativo só funciona com o teclado. O mouse apenas fecha o programa clicando no "x" no canto superior direito. Também só roda em sistema de 32 bits. Não aceita, 64 bits.

                    Boa Sorte ! Faça bom uso deste Software...

                           Hermes Bressan 

                    Fone: (55) 3222-9520  e Cel: (55) 99963-9254

hebressan@gmail.com


Volta ao topo da página