>Assessoria Acerca de Diabetes

class=MsoBodyText2>                                  Caro Companheiro

Como Assessor Distrital de Conscientização Acerca de Diabetes, venho por intermédio deste apresentar a proposta de trabalho para a gestão de nosso Governador Douglas.
É orientação de LIONS INTERNACIONAL que cada Clube tenha uma comissão específica para diabetes, mas como todos os clubes já possuem uma Comissão de Saúde, não vemos necessidade de criar uma outra, por isso solicito a sua gentileza em transferir esta correspondência ao Presidente de Saúde (ou se caso o seu clube possuir, ao Presidente da Comissão de Conscientização Acerca de Diabetes ) e cobrar do mesmo e sua comissão as orientações que agora estamos enviando, visto que além da importância deste assunto, vale muito para a pontuação ao concurso de eficiência do nosso Distrito.
Sabemos que o Diabetes é uma desordem que impede o corpo de controlar o nível de açúcar no sangue. Normalmente o hormônio insulina faz esta função, mas se o organismo não a produz ou o faz de forma insuficiente, ocorre o diabetes.
Qualquer pessoa pode desenvolver esta doença, entretanto algumas tem maior tendência, ou seja, histórico de diabetes no meio familiar, pessoas de meia idade(próxima de 40 anos para cima), obesos e mulheres numa proporção um pouco maior.
A meta principal deste programa é a redução, detecção precoce e o tratamento da RETINOPATIA Diabética (cegueira).
Com detecção e tratamento antecipado, a enfermidade pode ser controlada ; se for deixada sem tratamento porém, o diabetes pode aleijar e matar:
O Diabetes diminui em um terço a vida de um indivíduo.
O diabetes é a terceira causa principal de mortes, ultrapassada apenas por doenças cardíacas e câncer.
É a causa principal de novos casos de cegueira nos países desenvolvidos.
Os diabéticos têm 17 vezes mais tendência à enfermidades de rins, 5 vezes a gangrena (geralmente resultando em amputação ); e duas vezes mais a doenças do coração e derrames.
Especificamente para nosso distrito elaboramos um programa que achamos prático e que será facilmente aplicável por ser simples e objetivo, mas temos certeza, o resultado será bastante benéfico para todos, por isso, exijo do companheiro, todo o seu empenho junto a sua comissão e por extensão a toda a sua jaula, Leos e Leo jr., para que os resultados a que estamos propondo sejam alcançados.
Novembro é dedicado, por Lions Internacional, como o mês de Conscientização acerca de Diabetes, é neste período que antecede e até o final de (novembro ) devera ser elaborado um plano de trabalho junto a sua comunidade através de palestras em escolas, associações de bairros, centros comunitários e utilizar todos os meios de comunicações sociais de sua cidade, visando dar um máximo de esclarecimento à população em geral, sobre tudo o que se referir ao diabetes (temos algumas publicações, mas poderá ser assessorado pelas associações médicas ou de diabéticos de sua cidade e na Internet existem vários sites que tratam sobre o tema ).
Para a assembléia Festiva de novembro deverá ser convidada uma pessoa que tenha um bom conhecimento sobre a doença para que faça uma palestra para todos os companheiros,, e para isso, o CL. Deverá usar de seu prestigio junto a sua comunidade para que a meta seja alcançada.
Deverá ser enviado em anexo ao relatório de atividades de seu clube do mês de novembro, um relatório detalhado sobre tudo que foi feito neste programa.
Uma outra atividade que estamos propondo para o transcorrer durante toda a gestão do Gov. Douglas é a campanha para que todos os COMPANHEIROS E DOMADORAS acima de 40 anos façam um exame clinico de contagem de glicose, e nos relatórios mensais deverá ser relatado o número de CL. que fizeram (não é necessário divulgar nomes ) e os resultados.
O objetivo desta ultima campanha é, pelo menos dentro do nosso distrito, descobrir um maior número possível de diagnóstico de diabetes positivo, já que para cada diabetes conhecido existe outro desconhecido, e assim com isso conseguir que este companheiro vindo a saber que é diabético, mais cedo comece a tratar, para assim evitar todos os sintomas maléficos que a doença produz, conseguindo desta forma uma melhor qualidade de vida e mais tempo convivendo conosco.
Para finalizar, espero ter sensibilizado o CL. para que este não seja mais um programa para apenas fazer parte de estatística e tenho certeza que fará todos os esforços possíveis para que a meta a que nos propomos seja alcançada.
Para maiores esclarecimentos o CL poderá entrar em contato conosco através de endereço abaixo.

Saudações leonísticas,

CL Joél Luiz Côrtes Siqueira

ADCAD – LD-4

Rua Eustário Ormazabal, 2338

Fone: (55) 3412 - 1595

97500-220 Uruguaiana-RS

Email: siqueira@bnet.com.br