INFORMAÇÕES INTERESSANTES SOBRE O LEONISMO

Clique na opção abaixo:
(Chegada do Leonismo)

LEONISMO NO MUNDO
O leonismo no mundo iniciou com a Convenção Internacional realizada no Hotel La Salle, Chicago,EUA, em outubro de 1917. Tal convenção foi registrada como a 1a Convenção de Caráter Internacional.

LEONISMO NO BRASIL
No Brasil o leonismo chegou pela cidade do Rio de Janeiro em 16 de abril de 1952, trazido pelo CL Leão n. "1" do Brasi, Armando Fajardo/DM Branca. Trouxe a semente leonística do país vizinho ROU República Oriental do Uruguai quando em contato com companheiros uruguaios realizavam atividades turfisticas.

NO RIO GRANDE DO SUL
Chegou pela fundação do L.C. Porto Alegre Centro em 00/00/0000


NO DISTRITO L9/LD4
   Chegou pela fundação do Lions Clube Santo Angelo Centro em 09/11/1957. Seu padrinho individual o CL Armando Hauschildt, do L.C. São Leopoldo.

Voltar
 

2. SIGLA/ACRÓSTICO/MOTO de "LIONS" - MUDANÇAS
     O acróstico do "LIONS" ou moto ou sigla que era: L=Liberdade, I=Inteligencia, O=Ordem, N=Nacionalidade, S=Serviço, mudou: I =Inteligencia mudou para Igualdade, N=Nacionalidade mudou para Nacionalismo
Tal decisão foi tomada na Reunião do CNG realizada na cidade de Belo Horizonte,MG, Sala de Convenções do Hotel Othon Palace em 27 de maio de 1998. O colegiado do Conselho aprovou proposta apresentada pelo L.C. de São Paulo - Jardim Paulista e autoria do PDG José Gilberto Ribeiro Ratto. O 1o Acróstico no Brasil, que vigorou a partir de 16/04/1952, quando foi fundado o clube máter do Rio de Janeiro e mudou em 07/08/1952, o qual era: LEONES(Do espanhol) e significava:L=Liberdade, E=Entendimento, O=Organização, N=Nacionalidade, E=Esforço e S=Serviço. Ficou então: "Liberdade, Igualdade,Ordem, Nacionalismo e Serviço"

3. TENTATIVA DE ALTERAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA
    Na 27a Convenção do Distrito L-9 realizada em Cruz Alta em abril de 1989, Companheiros do extinto Lions Clube de Porto Lucena apresentaram proposição de alterar a redação do Código de Ética do Leão. A argumentação apresentada não convenceu os delegados dos clubes por não acrescentar novidade  nem melhorar o entendimento do que já estava escrito.

4. ORIGEM DO DISTRITO L9/LD4
   O Distrito L-9 (hoje LD4) surgiu do desmembramento do Distrito L-7 e L-8, na 1a Convenção Distrital de Santa Maria realizada em 21 de abril de 1962. Na época os Distritos estavam com número de clubes bem acima do limite estabelecido para sua existencia e, também devido às grandes distancias entre eles, a sua fundação foi imediata.

5. DESMEMBRAMENTO DO DISTRITO L BRASIL(LA,LB,LC,L
   O Distrito Múltiplo L Brasil se expandia a passos largos por todo o território brasileiro, atingindo regiões mais distantes dos centros de maior população. A numeração crescia de L-1,l-2,... indo até L-31. A sequencia foi interrropida no L-24 porque numa região se interessou por este número, por representar um animal do jogo do bicho - o veado e, este, tinha uma conotação pejorativa. Ninguém queria pertencer a um Lions Clube "Bicha"!!!
   No decorrer do tempo houve um decréscimo no número de associados no leonismo brasileiro, bem como uma baixa participação nas Convenções Nacionais, sob alegação de que os custos de deslocamento eram elevados. Partiu-se para proposta de desmembramento, sendo aprovada, finalmente na 46a Convenção Nacional de Serra Negra-SP, de 23 a 29 de Maio de 1999(Chamada Convenção da Saudade) Foram criados os Distritos Múltiplos: LA(Norte e Nordeste) - Presidente 99/2000 - PDG Francisco Fabrício de Oliveira/DM Amaries; LB(Norte e Centro) - PDG Whady Lacerda/DM Mirtes; LC(Sudente) -PDG Sérgio Palandri/ DM Ana Maria; LD(Sul) - PDG Amauri da Luz.

6. INFORMATIZAÇÃO DO L9/LD4
   No Distrito L9 a informatização foi iniciada em janeiro de 1988 em uma sala da Assoc. Funcionários Municipais, Rua Roque Calage, n..., quando era Governador o CL José Henrique Garcia de Lima/DM Sandra. Naquela época, o CL Bressan, do Lions Itararé tinha conhecimento da linguagem DBase II, DBase III, prontificando-se a iniciar uma montagem de programas para rodar em computadores de um ou dois Drives(A e B). Tudo era em disquete de 5 1/2", os quais substituiam os bolachões de 8 ", já em desuso. Foi adquirido pela Governadoria um Computar Solutin 16, Drives A e B(A continha o SO - Sistema Operacional e B, os dados) montado pela PROLÓGICA. Criou-se um cadastro de CC.LL dos clubes locais, depois de Distrito L9 e também um programa para registrar participantes de Convenções Distritais e Reuniões de Conselho.Por exemplo, a Convenção de Santana do Livramento, da qual era diretor o saudoso CL Wairton Bazzini, foi toda gravada em disquete 5 1/2", sendo a maior Convenção Distrital já realizada em toda a história do Distrito L9, onde compareceram Hermano Uruguaios, Argentinos, Paraguaios, com de 750 convencionais.
Terminada a gestão, o Solution 16 já envelhecia com a chegada do SP-16 com mais memória RAM (4 KB)e foi entregue a Governadoria do CL Sady Barnewitz(L.C. Ijui) onde parou de funcionar, tendo-se informação de que tinha ficado vermelho pela poeira de Ijui e já não lia mais nada. Passava mastigando os disquetas e no monitor nada aparecia. Alguns disquetes foram passados para os CC.LL de Palmeira das Missões(Altamiro e Prezotto) e daí não se teve mais notícias. Mais tarde outros Governadores passaram a adquirir computadores do ano para substituir a velha máquina de escrever. Só eram utilizados o Editor de Texto Word, desde as suas primeiras versões e também as planilhas eletrônicas como Excell.
Muitos programas de gerenciamento forma criados por companheiros de outros clubes e distritos, os quais iam sendo adquiridos conforme a intimidade com os Softwares informados. Não se sabe se algum clube tenha adotado e utilizado na sua totalidade.
   O CL Bressan, não parou no Solution 16 do Distrito L9. Adquiriu um também e passou a atualizar os dados de cadastro, passando da linguagem DBase II, DBase III, a Clipper 87, Clipper 5.2, etc. Mais tarde em Access, Delphi 4. O que está ainda em funcionamento e que roda bem em Windows 98 é o BRELIONS.exe, que aparece como opção de Download na Página do LD4: www.lionsld4.org.br/old .
   Na Governadoria do PDG Douglas de Mendonça Thompson/CaL Margarete, foi criada a Home Page(Site ou Sitio) do LD4 com o domínio: "lionsld4" e registrado na FAPESP - Fundação que controla e emissão de nomes de domínio ao um custo anual de R$ 30,00 a ser pago pelo orçamento do Distrito LD4.
   Na Governadoria do CL Renato Alcides Mohr/CaL Helena(2005/06), a Página do LD4 foi reformulada, passando da linguagem html para PHP, a fim de trabalhar com banco de dados onde havia possibilidade de cada clube fazer alterações e registros sem passar pela governadoria.
   Desde o início da criação da Home Page, os CC.LL de Uruguaiana conseguiram hospedagem gratuita junto ao Provedor de Internete local: INSIDENET, o que vem acontecendo até hoje. Por um tempo a página em PHP acessada no endereço: www.lionsld4.org.br ficou sem movimentação, ficando totalmente desatualizada, nem mesma a existente noutro Diretório, OLD, em html, funcionava, devido ao extravio do nome de Usuário e Senha.
   Estas duas páginas, praticamente com o mesmo conteúdo, deverão estar disponíveis aos internautas em breve. Também vai funcionar os Blogs como o da Governadoria do CL Decio Dupont/Cal Nelsi(2009/10), que passou a divulgar as informações do Distrito através desse poderoso instrumento de relacionamento e informação de forma rápida e gratuita. Além desses serviços anotados, os endereços de e-mail de CC.LL e Clubes tem sido a tônica da comunicação, desde que o internauta esteja conectado ou sempre ligado. Poucos são o companheiros que não usam a máquina do momento - considera-se quase uma necessidade para veicular nossas informações mais volumosas.

7. ORIGEM DA FUNDAÇÃO MOACIR RAMOS MARTINS
As tratativas de criação da Fundação do Distrito L9 já vinham se intensificando muito antes do falecimento do PDG Moacir Ramos Martins, duas vezes Governador do Distrito L9. Esta é uma das razões para homenageá-lo dando à Fundação o seu nome. A idéia de sua criação se fortaleceu no bom desempenho de fundações de outros distritos leonísticos, trazendo vantagens e benefícios, das quais os clubes de Lions não podiam desfrutar. Tinha-se como modelo a Fundação L-4, São Paulo que passou a produzir material leonístico e se constituiu numa empresa de extensão nacional. A Fundação Moacir Ramos Martins nasceu em 25/07/1987, na 1a RCD e posse do Gabinete do Gov. José Henrique Garcia de Lima, em Santa Maria. Dados da Fundação - Nome: FUNDAÇÃO MOACIR RAMOS MARTINS; Data de instituição: 25/07/1987; Escritura Pública: 7429, de 25/07/1987,2o Tabelionato de Santa Maria - Titular Dr. Paulo Eurides Ferreira Seffrin; CGC/CNPJ 90.612.045/0001-00. Seu primeiro Presidente foi o PDG Victor Hugo da Silva e Souza/ DM Esther. O 2o presidente - PDG José Henrique Garcia de Lima; 3o Presidente, PDG Julio Adolfo Pires Garcia. A eleição da Diretoria da Fundação deve ocorrer concomitantemente a Convenção Distrital.
   No início de sua fundação, havia uma rubrica no orçamento do Distrito para as despesas da Fundação que, somada com algumas contribuições reunia valores para compra de equipamentos de escritório e papelaria.
   Por algum tempo esteve estagnada, voltando a operar quando o PDG Gildo Meneghello assumiu a Presidência e tratou de buscar recursos para a contra-partida na aquisição de um Retinógrafo a ser patrocinado pela LCIF - Fundação Lions Internacional. Houve mobilização dos Clubes que, através de campanhas comunitárias se recolheu a importância necessária e, o aparelho foi adquirido e instalado no Hospital Universitário de Sta Maria. Por razões de conflito entre profissionais da área médica, disputando pacientes em clinicas particulares, o aparelho ficou mais de dois anos sem operação até que foi rompido o contrato com o Hospital e cedido o equipamento para uma Clinica conveniada com o Sistema Único de Saúde - SUS do Dr. Alexandre Rossi, na Vila Itagiba em Santa Maria onde vem prestando serviço regular de atendimento às pessoas necessitadas do tratamento de Retinopatia Diabética. A Fundação, para se manter viva e atuante, isto é, legalmente constituída perante o MP, deve produzir, nas épocas determinadas, os documentos comprobatórios de seu funcionamento. Qualquer omissão de documentos implica no cancelamento de seus direitos de operar como fundação. Sua existência tem dado cobertura oficial a muitos projetos de repasses de recursos oriundos da LCIF - Fundação Internacional de Lions Clubes. Entre os projetos já apoiados pela fundação registram-se: Recursos para a APADA - de Santa Rosa - Instituição que apóia Surdos Mudos; Equipamentos de Hospital para a UTI de Três Passos; Atendimentos de Emergência de pessoas da Comunidade atingidas por enchentes, vendavais, Chuva de granizo.
Voltar