MANUAL DE PROTOCOLO DE REUNIÕES

 

Distribuição dos lugares na mesa principal e ordem de chamada:

a)      Em nível de Distrito

1.      Governador (sempre à direita do presidente do clube)                                     

2.      Governador Adjunto

3.      Governadores – anteriores ao Past-Presidente.

4.      Secretário do Distrito

5.      Tesoureiro do Distrito

6.      Presidente de Região

7.      Presidente de Divisão

8.      Assessor Distrital

9.      Presidente de Clube         

 

b)      Em nível de Clube

1.      Presidente

2.      Ex-Presidente Imediato

3.      Vice-Presidente

4.      Secretário

5.      Tesoureiro

6.      Ex-Presidente do Clube (não Past-Presidente)

7.      Diretores

8.      Presidente de Comissão

9.      Sócio-Leão.

      

       Havendo autoridades civis ou militares, intercalá-las  com as lideranças leonísticas , a partir da direita e da esquerda do Presidente da solenidade ou Assembléia. As lideranças distritais precedem às do clube. As internacionais, às do distrito.

 REUNIÃO DE DIRETORIA

  1. Composição da mesa

1.1  – Este  item pode ser dispensado, exceto se presente alguma liderança leonística que deva ser convidada a participar da mesa, mesmo sendo do próprio clube.

1.2  – O Secretário e Tesoureiro fazem parte da mesa, sentando-se ao lado do Presidente.

  1. Abertura

2.1  . O Presidente (bate o sino) e diz: Está aberta  esta reunião de Diretoria do Lions Clube .....

2.2  . Invocação a Deus: O CL Presidente (bate o sino) e solicita a qualquer Diretor que faça a invocação a Deus.

2.3  . Saudação ao Pavilhão Nacional: O CL Presidente (bate o sino) e diz: Peço a todos que saudarem o Pavilhão  Nacional com uma salva de palmas.

  1. Atividades da Secretaria

O CL Presidente (bate o sino) e passa a palavra ao secretário do Clube para fazer a chamada para o  quorum e:

a)      Leitura da ata da reunião anterior. Obs: Depois de lida o Presidente submete a ata à discussão e aprovação (com as emendas,se for o caso).

b)      Leitura da correspondência recebida e expedida.

c)      Dar ciência à Diretoria de suas providências com relação às obrigações com Lions Internacional e Governadoria do Distrito.

d)      Breve relato sobre a secretaria e alguma dificuldade encontrada para o bom desempenho de suas funções. Obs: Após, os presentes batem palmas.

  1. Atividades da Tesouraria.

O Presidente (bate o sino) e passa a palavra ao Tesoureiro do Clube para:

a)      Informar saldo de caixa

b)      Total recebido durante o mês.

c)      Total de contas pagas.

d)      Apresentação do balancete do mês (na última reunião)

e)      Informar saldo das contas sob controla da Tesouraria.

f)        Informar os CC.LL que estão em débito com o Clube e o tempo dessa situação e as providências tomadas para sanar o problema.

g)      Informar (na época) o pagamento das quotas Internacional e Distrital.

 

  1. Atividades da Presidência

Obs: O CL Presidente, antes de qualquer reunião, deve ter em mãos a Agenda de Trabalho previamente elaborada, tendo sido ouvido o Diretor Social, o Secretário, o Tesoureiro e outros Diretores, se for o caso.

5.1  . O Presidente (bate o sino) e cita os assuntos que serão tratados na reunião.

5.2  . Põem em discussão e votação os assuntos pendentes de reuniões anteriores.

5.3  . Concede a palavra aos Diretores para apresentação de proposições ou moções, podendo submete-las imediatamente à discussão e votação, como também, pode incluí-las para a próxima reunião.

5.4  . Solicitar ao Secretário as providências para que sejam relacionados os assuntos devem ser submetidos à apreciação da Assembléia de Reuniões.

5.5  . Trabalho das Comissões.

a)      O CL Presidente (bate o sino) e passa a palavra aos presidentes das diversas Comissões nomeadas para que a Diretoria tenha conhecimento de suas atividades e providências tomadas.

b)      Cada Comissão terá 5 a 10 minutos para apresentação de seus relatórios que podem ser verbais ou escritos, sendo esta última maneira mais eficaz.

6.      Pausa

Obs: Há Clubes que vêm adotando esse sistema, isto é, fazer uma pausa, a fim de que os Diretores tenham alguns momentos de companheirismo (no máximo 10 minutos) e ainda para um pequeno lanche ou cafezinho.

7.      Jaula Aberta

O CL Presidente (bate o sino) e concede a palavra a todos os CC.LL que previamente tenham dado ao Diretor Social o nome, inscrevendo-se na jaula.

Obs: A Jaula Aberta é destinada para pequenos comunicados e o tempo para cada CL não deve ultrapassar  3 minutos. Pode ser aproveitado para a comunicação de serviços prestados pelos  CC.LL.

    Na  Jaula Aberta não são apresentadas Proposições ou Moções.

8.      Encerramento

O CL Presidente (bate o sino) ao encerrar a reunião e diz:  Está encerrada esta Reunião de Diretoria e convoco outra para o dia  ___/___/____  , às ------- horas, local ________ e finaliza: Peço a todos os CC.LL que saudemos o Pavilhão Nacional com uma calorosa salva de palmas.

 

                        REUNIÃO  FESTIVA

 

1.      Composição da Mesa

2.      Abertura

3.      Invocação a Deus

4.      Hino à Bandeira

5.      Nomeação do Mestre de Cerimônias

6.      Diretor Social

7.      Instrução Leonística

8.      Diretor Animador

9.      Fim da atuação do Mestre de Cerimônias

10.  Jaula Aberta

11.  Fala do Presidente

12.  Encerramento da Assembléia

    

         DETALHES RELEVANTES

 

1.      Composição da Mesa

     É de exclusiva competência do Diretor Social, em conjunto com o Presidente, verificar quem dela deverá participar.

     O primeiro a ser chamado pelo Diretor Social é o Presidente do Clube e, a seguir, demais lideranças  leonísticas, dentro da precedência.

     Após a composição da mesa, o Presidente bate o sino duas ou três vezes, chamando a atenção dos demais CC.LL e Dm que irão tomando seus lugares.

     Em Assembléia Geral, datas especiais ou com a visita do Governador e/ou autoridades, o Presidente e Domadora (estando de pé) receberão e cumprimentarão os convidados.

Obs: O CL Governador e Domadora, por ocasião de sua visita, serão chamados por último, podendo o Presidente designar uma comissão para conduzi-los ao lugar de honra, à direita do Presidente.

    Havendo na Assembléia outras autoridades convidadas, estas deverão ser intercaladas com autoridades leonísticas, obedecida à precedência.

     Nas reuniões leonísticas em que estiver presente o Presidente da República, Governador do Estado, Ministro de Estados e Oficiais General, será por ele presidida, transferindo em seguida o comando para o Presidente nato que dará seqüência ao programa. No final a palavra voltará à autoridade para o encerramento  da Assembléia.

2.      Abertura (de pé)

O Presidente bate o sino e dizem, em voz firme, as seguintes palavras: “Invocando a Deus, pela grandeza da Pátria e pela paz entre os homens, declaro aberta esta assembléia festiva do Lions Clube ............”

3.      Invocação a Deus (de pé)

O Presidente bate o sino e diz: “Convido (pode ser Leão, Domadora ou outra pessoa) para fazer a invocação a Deus”.

Após a última palavra da invocação a Deus, toda a assembléia responde em voz alta: “Assim Seja”

4.      Hino à Bandeira (de pé)

O Presidente bate o sino e diz: “ Convido os presentes para entoarem comigo a primeira estrofe e o estribilho do Hino à Bandeira”.

5.      Nomeação do Mestre de Cerimônias (sentados)

(Só pode ser Leão do próprio Clube). O CL Presidente bate o sino e diz: “Nomeio o CL ....... para funcionar como Mestre de Cerimônia deste Assembléia. Convido-o a vir até a mesa para receber o colar de Mestre de Cerimônia e dar prosseguimento ao seu trabalho”.

Após o Presidente colocar o colar no pescoço do Mestre de Cerimônias, este se colocará em local adequado, olha para o Presidente e diz: “Agradeço ao CL Presidente a honrosa incumbência de servir como Mestre de Cerimônia e prometo cumpri-la dentro dos preceitos Leonísticos”

     O Sino deverá permanecer  em poder do Presidente durante todo o transcurso da assembléia (jamais poderá ser entregue ao Mestre de Cerimônia, Diretor Social ou outro participante).

     Obs: Na cerimônia de posse de novos CCLL e na visita do Governador, o Mestre de Cerimônia deverá aos CCLL que façam a auto-apresentação, começando pela esquerda do Presidente.

      As autoridades e convidados (não leões) deverão ser apresentados pelos CCLL imediatamente à sua direita. O Governador será o penúltimo a faze-la, encerrando-a com a auto-apresentação do Presidente.

      Atenção: Na auto-apresentação, o CL deverá ficar em pé, de frente para o Presidente, em voz firme deverá declinar:  Nome, Nome da Domadora, Sua Profissão, Cargo atual no Clube.  Evitar complementos tais como: “sou colorado, gremista, etc., profissão da domadora, n. de filhos, netos e bisnetos”.

6.      O Presidente (sentado) bate o sino e o Mestre de Cerimônia (de pé) fala: “Dando prosseguimento ao nosso trabalho, convidamos o CL ... Diretor Social, para saudar os visitantes, convidados e anunciar os aniversariantes da quinzena (ou mês)”. Bater palmas somente no final da atuação do Diretor Social.

 Nesta oportunidade o Mestre de Cerimônia mandará serviço o jantar ou almoço. Quando servido no estilo americano, servem-se primeiro os componentes da Mesa Diretora, em seguido os convidados e visitantes e depois os membros do clube.

  O Presidente bate o sino e o Mestre de Cerimônia agradece ao Diretor Social pela sua participação.

7.  Presidente bate o sino e o Mestre de Cerimônia solicita (ou convida )o CL (nome ) para fazer a Instrução Leonística (pode ser CL de outro Clube). Nas assembléias em que houver palestrante CL, o mesmo deverá usar da palavra após a instrução Leonística.

   Quando a palestra for proferida por CL, poderá ser dispensada a Instrução Leonística.

8.  O CL Presidente bate o sino e o Mestre de Cerimônia diz: “Convido o   CL Diretor Animador para dirigir a Hora do Companheirismo”.

      Nessa ocasião poderão ser efetuados sorteios de brindes, números musicais, apresentações artísticas, brincadeiras, etc.

      No caso de haver homenagens a visitantes, CCLL ou Domadoras, deverá ser feita nessa hora. Evitar piadas picantes, para não ferir suscetibilidades. Tempo máximo: 15 a 20 minutos.

      Obs: Tanto o Diretor Social como o Diretor Animador, no final de sua participação deverá dizer:” Devolvo os trabalhos ao Companheiro Mestre de Cerimônia”.  O Mestre de Cerimônia em nenhuma das seqüências autoriza ou concede a palavra, simplesmente utiliza a expressão: “Solicito ou convido”.

      O Mestre de Cerimônia, no final de se trabalho, comunica ao Presidente que cumpriu sua missão, devolvendo-lhe o colar e agradecendo, sem jamais proferir o termo comumente usado “Devolvo a palavra”.

 

9.      Fim da Atuação do Mestre de Cerimônia

      Após a atuação do CL Diretor Animador, o Mestre de Cerimônia, encerra sua atuação dizendo: “ Agradeço ao CL Presidente a honra de ter funcionado como Mestre de Cerimônia nesta Assembléia e lhe devolvo o colar, símbolo que me identificou na função, muito obrigado”.

       O Presidente bate o sino e agradece.

10. Presidente bate o sino e diz: “ Declaro Jaula Aberta”. Bate o sino e concede a palavra por 3 minutos ao CL .................. . Só CL fala em Jaula Aberta, estranhos, não. Dependendo do avançado da hora, fica a critério do Presidente abrir a jaula ou não. Tanto a Hora do Companheirismo quanto a Jaula Aberta,  poderão ser suprimidas, a critério do Presidente.

 

11.  Fala do Presidente

Presidente bate o sino e concede a palavra a autoridade leonística ou não, quando em visita ao Clube. Este é o momento adequado.

O Presidente deve observar que a duração ideal de uma Assembléia é de até duas horas, ou seja 120 minutos. Todavia existem casos especiais. È neste momento que o presidente dá os seus recados nas Assembléias Ordinárias ou Extraordinárias.

   Por ocasião da visita do CL Governador este será o último orador da Assembléia..

12.  Encerramento da Assembléia

Presidente bate o sino. Em seguido diz: “ Agradeço aos CC.LL que funcionaram neste noite (cita nomes)” – Invocação à Deus, Mestre de Cerimônia, Diretor Animador, Instrução Leonística.

   “ Ao declarar encerrada a presente Assembléia, convoco outra para o dia ___/___/____ , às _____  horas, Local_____.

  Convido a todos para homenagearmos, de pé, o Pavilhão Nacional, com uma calorosa salva de palmas”.

REUNIÃO DE TRABALHO

 

1.      Composição da Mesa ( a cargo do Diretor Social do Clube)

1.1  . No caso de Assembléia, sem a presença de autoridades vivis, militares ou religiosas, simplesmente, obedecer ao Protocolo Leonístico.

2.      Abertura

Composta a mês, o Presidente do Clube (bate o sino) e diz: “ Invocando à Deus, pela grandeza da Pátria e pela paz entre os homens, declaro aberta esta Assembléia  ou Reunião de Trabalho do Lions Clube .........”

3.      Invocação à Deus

O CL Presidente bate o sino e diz: “ Convido o CL ....... para fazer a invocação à Deus”. Obs: Pode ser convidada qualquer pessoa, mesmo não sendo leão, porém a preferência deve recair  em CL do Clube, inclusive, previamente avisado para essa missão.

4.      Saudação ao Pavilhão Nacional

O CL Presidente bate o sino e diz: “ Convido a todos para entoarem comigo a primeira estrofe e estribilho do Hino à Bandeira”

5.      Nomeação do Mestre de Cerimônia

O CL Presidente obervando que todos já estão acomodados, bate o sino e diz: “ Nomeio o CL ..... para funcionar como Mestre de Cerimônia desta Assembléia”.

 

           ATIVIDADES DO MESTRE DE CERIMÔNIA

5.1 – Saudação aos visitantes (se houver)

         O MC deve, toda vez que usar da palavra, fica de pé. Essa atitude facilita ao Presidente bater o sino toda vez que ele se dirigir para anunciar alguma atividade. Obs: O sino e martelo ficam com o Presidente, nunca com o Mestre de Cerimônia ou outra pessoa.

          O MC anuncia, então, o nome do CL Diretor Social que fará a saudação aos visitanates, fazendo referência especial a novos CCLL que se empossarão(se for o caso) e citar os aniversariantes.

5.2 – Atividades da Secretaria

         O Presidente bate o sino e o MC anuncia o Secretário do Clube para a leitura da ata anterior, correspondências recebidas e expeçdidas e outros comunicados de interesse do Clube.(Palmas pela atuação do Secretário)

5.3 – Atividades da Tesouraria

          O Presidente bate o sino e o MC anuncia o Tesoureiro do Clube para as comunicações sobre as finanças do Clube e outras comunicações de interesse do Clube. (Palmas pela atuação do Tesoureiro).

5.4 – Instrução Leonística

         O Presidente bate o sino e MC anuncia o CL incumbido de fazer a Instrução Leonística. Obs: A Instrução Leonística pode ser feita por CL de outro Clube, porém, a preferência deve recari em Companheiro do Clube e sobre tema previamente combinado com o Presidente e Diretor Social do Clube. O  tempo de duração é  no máximo 10 minutos. (Palmas após a IL).

ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO MESTRE DE CERIMÔNIA.

 

6.      O CL Presidente bate o sino e o MC agradece a indicação do seu nome nesta  Assembléia e lhe devolve o colar e a direção dos trabalhos. (Palmas).

Comunicados da Presidência – Presidente bate o sino e aproveita a oportunidade para submeter à deliberação da Assembléia os assuntos tratados nas Reuniões de Diretoria para apreciação e votação, bem como fazer ciente aos CCLL das atividades das Comissões, bem como receber as proposições ou moções para posterior discussão nas reuniões de Diretoria.

7.      Jaula Aberta 

      O Presidente bate o sino e declara “Jaula Aberta”. Obs: O CL Secretário nesta ocasião já deve ter em mãos a relação onde conste o nome dos CCLL inscritos em Jaula Aberta fornecendo-a ao CL Presidente o nome dos CCLL que falarão em jaula Aberta, fornecendo-a ao CL Presidente, para a chamada, na ordem.

       A Jaula Aberta é privativa dos Leões. O tempo permitido e ideal pra cada CL usar da palavra é de 3 minutos. Dependendo do adiantado da hora, o critério de abrir ou não a Jaula é do Presidente. Outros CCLL de outros Clubes poderão fazer usos da palavra da jaula.

8.      Palavra do Presidente

8.1 – O último a usar a palavra é o Presidente.

8.2 – O Presidente usa da palavra para seu agradecimento final, não esquecendo os CCLL que funcionarma para a realização da reunão.

9.      Encerramento

O Presidente bate o sino e diz; “ Agradeço mais uma vez a todos e ao declarar encerrada a presente reunião convoco outra para o dia ___/___/___, às ____ horas e peço a todos os CCLL que saudemos o Pavilhão Nacional com uma calorosa salva de palmas”.

 

REUNIÃO DE POSSE DE DIRETORIA

 

       DATA: --------/--------/----------          HORA: 20,30        LOCAL:  ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL

 

1.      Pres.(Bate o Sino): " Invocando a Deus, pela grande da Pátria e pela paz entre os homens, declaro aberta esta  assembléia festiva  de posse da Diretoria do Lions Clube  ..........................................

 

2.      Pres: "(Bate o Sino): " Convido  CL ................................... para fazer a Invocação a Deus"

 

3.      Pres: (Bate o Sino): " Convido os presentes a entoarem comigo a primeira estrofe e estribilho do Hino à Bandeira". (Sem salva de palmas ao final do canto - após podem sentar)

 

4.      Pres: (Bate o Sino):" Nomeio o CL ................................,  para atuar como Mestre de Cerimônia desta assembléia e solicito-o a vir até a mesa para receber a insígnia que o identifica na função".

 

5.      MC(Olha para o Presidente e diz):" Agradeço-lhe a honrosa incumbência de servir como Mestre de Cerimônia desta assembléia e prometo cumpri-la dentro dos preceitos leonísticos"

 

MC(Pres. Bate o Sino): " Solicito a auto-apresentação dos Companheiros, iniciando pela esquerda do CL Presidente (Se houver visitantes, o CL acompanhante faz a apresentação dos mesmos)

CC.LL do LC.

................................................/.................................................../..........................................................

 

6.      MC(Pres. Bate o sino):" Dando prosseguimento ao nosso trabalho, convido o CL................................,para saudar as Lideranças Leonísticas, autoridades civis  e ..............................,  visitantes e convidados "

 

MC(Pres. Bate o sino):" Convido a todos a se servirem do Jantar, iniciando pela mesa da Presidência"                                                   (Chamar os demais presentes  conforme a cor  da fita do  guardanapo, se for o caso)

       ( 1a  Cor...........................................    2a  cor...........................................  3a cor .....................................................)

 

                                      ( INTERVALO PARA O JANTAR)

 

7.      MC(Pres. Bate o Sino)" Neste instante vamos dar início ao ato de posse da diretoria do Lions Clube ....................., para o Ano Leonístico 2001/2002.  Solicito ao CL Presidente  que dê  posse aos novos Dirigentes(Presidente fica de pé e aguarda).  Farei a Chamada dos companheiros que serão empossados hoje. Peço que se levantem e permaneçam de pé à medida em que forem sendo chamados” (Faz a chamada dos eleitos, de baixo para cima, começando pelos Diretores Vogais e terminando no Presidente)

                         

PRES(Nome) – “Cumpre-me hoje empossar os Diretores que regerão os destinos do Lion Clube.......................... durante o  ano leonístico 2001/2002.   Pergunto ao Companheiro  Leão Secretário, CL ...................,foram estatutariamente eleitos os Diretores que vão ser empossados em seus cargos ? “ ( O interpelado  responde: “Sim Companheiro Presidente – assim foi feito” ...  ).

                                                              **************************

Pres(Nome) – “Vamos  ter, a seguir, o compromisso de posse dos novos dirigentes de Clube. Pela Importância do momento, convido também os demais presentes a ficarem de pé”

 

Pres(Nome) – “ Companheiro  Leão Presidente eleito e demais companheiros componentes  da diretoria, sob palavra de honra de homem de bem  e de Leões/ vocês prometem, individual e coletivamente/, apoiar seu clube/, trabalhar  para o seu engrandecimento e por  seus objetivos/, durante o ano social a seu cargo/, dedicando o tempo necessário ao desempenho dos deveres que ora contraem para com o Clube/ e fazendo tudo isso devidamente  ? ”       (Diretores respondem) – “ ASSIM  PROMETEMOS”

 

Pres(Nome) “ Dirijo-me agora aos demais companheiros Leões/ e que não fazem parte da Diretorias/ -   Comprometem-se vocês, diante de mim e de seu presidente/, a prestarem aos novos dirigentes/, em todo o tempo de mandato/, um apoio ativo e efetivo ?.”

(Demais Leões ) – “ SIM, COMPROMETEMO-NOS”

 

Pres(Nome) -“ Em nome  do Diretores que oram deixam seus cargos, declaro estatutariamente empossados  os novos Diretores do Lions Clube.......................................”

 

Pres(Nome) – ( Inicia os aplausos  e diz: ) - “ Convido a todos a se sentarem”  (Inclusive o  presidente )

                                                          *******************                   

Pres(Nome) - “ Vamos realizar, a seguir, a transmissão de cargo da Presidência. Solicitou ao novo Presidente que se aproxime da mesa principal” ( Neste instante, o Presidente, acompanhado de seu respectivo  cônjuge, dirige-se até a frente da mesa)

 

Pres(Nome): “ Companheiro  Presidente CL...............que ora assume,  entrego a você o malho  que simboliza  o apreço e a confiança  do  Clube  e a autoridade que a você foi conferida” 

   O novo Presidente recebe o martelo, cumprimentam-se,  bate o sino(aplauso) e sentam-se.

 

                                              ***********************

                 ( Presidente que assume    continuação à reunião)

8.      MC(Pres.- Bate o sino): " Agradeço à  Presidência  a honra de ter exercido a função Mestre de Cerimônia nesta Assembléia Festiva de posse e, ao devolver a insígnia do cargo, declaro finda a minha missão".

 

9.      Pres(Bate o sino): " Farão  uso da palavra  aqueles que, previamente, se  inscreveram"

Concedo a palavra a

a)      ..................................................................

b)      ..................................................................

c)      -------------------------------------------------------

      ............................................................................................................................................................

 

      Antes de encerrar esta assembléia quero agradecer às Lideranças Leonísticas, autoridades, visitantes e convidados pela honrosa presença nesta solenidade de posse de  diretoria do Lions.........................  principalmente  àqueles que nos ajudaram nos trabalhos desta noite( Se quiser fazer agradecimento especial às autoridades e dependendo do horário- é o momento):

 

a)      Invocação a Deus: .............................................................

b)       Mestre Cerimônia:.............................................................

c)      Saudação às autoridades....................................................

e)      Diretor Social/Formação da mesa......................................

 

10.  Pres(Bate o sino) “ E para encerrar, convido a todos os presentes a ficarem de pé para homenagearmos o Pavilhão Nacional e com uma salva de palmas aplaudir o êxito de nossa Assembléia"

                                          Fim

 

                  CERIMÔNIA DE INICIAÇÃO

  1. O Presidente ou MC levanta e diz: “ É chegado  o momento de comerçarmos  a Cerimônia de Iniciação de .............(número) novos sócios do Lions Clube de  ........................ . Sendo este um momento solente, peço a atenção e o silêncio dos presentes no desenrolar da cerimônia. Queiram se abster  de qualquer aplauso ou manifeestação até o término da solenidade.
  2. O Presidente ou MC procede a chamada dos novos sócios e convida os padrinhos  a apresenta-los ao Clube.
  3. Terminada a apresentação, o Presidente solicita a auto-apresentação dos Leões aos novos sócios.(Poderá ser feita logo após o final da cerimônia de iniciação)
  4. O Presidente ou MC convida os Leões Padrinhos e suas domadoras a conduzir até a frente da mesa os novos  sócios e suas esposas.
  5. Quando os novos sócios, com seus padrinhos, se encontrarem frente a mesa, o Presidente diz:

“Cavalheiros, em nome dos dirigentes e sócios do Lions Clube de ......................... expresso nossa satisfação e orgulho por terem decidido ingressar em nosso Clube e no Leonismo Internacional"

Os prezados amigos sabem que o leonismo está procurando realizar a serviço da humanidade. Sabem também que contamos  com sua colaboração a serviço do Leonismo. Pergunto agora, a cada um dos prezados amigos:

      Sr.........(nome do candidatos), deseja tornar-se sócio dos Lions Clube de.................... ?        

                (pausa para a resposta)

      Como os prezados amigos expressaram o desejo de ingressar em nosso Clube e em Lions Internacional, peço-lhes o obséquio de repetir comigo o compormisso de posse do Leão. Repitam o seguintes:

     “Reconhecendo a importância de prestar meus serviços a minha comunidade, em colaborfação com outras pessoas interessadas no bem-estar público e, agradecendo a oportunidade que se me apresenta de gozar do com companheirismo e do prestígio do Leonismo, prometo cumprir rigorosamente o Código de Ética e os Estatutos e seguir as idéias que fluem das letras que formam a palavra Lions “Liberdade, Igualdade, Ordem, Nacionalismo e Serviço”

                A seguir o Presidente solicita que todos de ponham de pé e pede a um dos presentes  que proceda a leitura do Código de Ética. Finda a leitura, o Presidente solicita aos presentes que sentem e prossegue a cerimônia. Diz então:

               “Os companheiros são agora sócios do Lions Clube de ................. Seus padrinhos colocarão  em suas lapelas, o Emblema Leonístico que simboliza a condição de sócio”

               (pausa para a colocação dos distintivos)

               Após, diz o Presidente: “Companheiros Leões, usem este emblema constantemente com orgulho. Permitam felicita-los e dar-lhes as boas vindas a maior de todas as organizações de clubes de serviço do mundo. Em nome do Clube faço-lhes a entrega da pasta de sócio que contém diploma oficial de sócio e outros materiais que os ajudarão a ter um bom início na vida leonística”

    Logo após, o Presidente declara encerrada a cerimônia, que é aplaudida pelos presentes.(Extraído do Livro:  As Grades da Jaula).

                    

                                     FORMAÇÃO DA MESA DIRETORA DA REUNIÃO

     Ao planejar a formação da mesa, verifique se há CL  de nível Internacional, CG, Distrital, e Clube, consultando  o quadro de precedência em cada nível.  

     Verifique depois as autoridades não leonísticas convidadas e planeje a ordem de precedência. Jamais coloque todas as autoridades leonísticas juntas, pois isso poderá causr melindres e aborrecimentos, além  de contrariar o protocolo.

      Pelos convites  expedidos  pode-se planejar a formação da mesa, mas deixe a verificação final para conferir as autoridades que efetivamente tiverem comparecido até determinada hora, antes de marcar os lugares. Em eventos com muitos convidados, providenciar um ou mais companheiros para o ajudar. O uso de fichas em duas vias, uma para a chamada e outra no lugar à mesa. Isto evitar chamar convidado que ainda não tenha chegado.

               A Ordem de Chamada

 

Após chamar o Presidente da sessão, comece a chamar os outros componentes, da ponta da mesa para o centro, um à direita, um à esquerda, até chegar às autoridades mais altas (Governador do Estado, Governador do Distrito, Presidente do CG, Presidente Internacional, Ex-Presidente Internacional) e esposas das autoridades não leonísticas. Pedir a um grupo de CL, de preferência membros do Gabinete Distrital, para acompanhar essas autoridades, sob salve de palmas.

 

              Quem preside a sessão ?

     Reunião de CG será presidida pelo seu Presidente; de Distrito, pelo Governador; de Clube, pelo seu Presidente; de Região, pelo Presidente de Região; de Divisão, pelo seu Presidente. Estando presentes dignitários de nível de Presidente da República ou Governador de Estado, a Presidência de honra ser-lhe-á dada, mas o programa transcorrerá sob a batuta do Leão que presidirá a sessão até a hora do encerramento, o qual será feito pelo dignitário.

 

               Os lugares de honra

      O primeiro lugar será destinado ao dignitário de maior importância e será o de direito do presidente da sessão. O 2o  à sua esquerda, o 3o à direita do 1o , o 4o à esquerda do 2o  e assim por diante. Se estiver presente o Governador do Estado, caber-lhe-á o 1o lugar. Na sua ausência, tendo comparecido o presidente do Poder Executivo local, o Prefeito, será seu o lugar no. 1.  O Presidente do Poder Legislativo Estadual e do Poder Judiciário Estadual, nessa ordem, terão precedência sobre o Prefeito Municipal, inclusive o direito ao lugar número um, também nessa ordem.

              E os Representantes ?

 

Se houve representante do Governador do Estado, do Chefe do Poder Legislativo ou do Chefe do Poder  Judiciário, nessa ordem, esse  representante ocupará o lugar número 1, à direita do presidente da sessão. Outros representantes ocuparão o lugar a eles normalmente destinados por força dos seus cargos e não o lugar que caberia ao representado.

       Estando presente o Presidente da República, nenhuma outra autoridade far-se-á representar. O mesmo se refere à solenidade, à qual compareça o Governador do Estado.               

 

       NINGUÉM SE FARÁ REPRESENTAR EM SESSÃO QUE TENHA ALMOÇO OU JANTA.

 

                     O  uso da palavra:

 

             Nas cerimônias sociais as autoridades farão uso da palavra em ordem protocolar ascendentes.  Governador do Estado não nominará as autoridades presentes.

             As autoridades militares da ativa terão precedência sobre iguais autoridades da reserva.

 

                     Visita oficial do Governador do Distrito a Clube

           Nessa ocasião o Governador deverá ser a maior autoridade presente e ocupar à direita  do Presidente. Como qualquer orador convidado tem direito a esse lugar, não convém convidar quem quer que seja para orador oficial da reunião para evitar quebra de protocolo. Somente o último orador deverá nominar todas as autoridades presentes.

          O Presidente da sessão é a autoridade para resolver questões de Protocolo, determinar a distribuição dos lugares na mesa diretora e aplicar usos e costumes locais em casos de dúvidas.

                     Esclarecimentos

 

    O Governador Adjunto terá precedência sobre outros membros do Gabinete Distrital. O Secretário-Tesoureiro ou Secretário e Tesoureiro terão precedência sobre os outros membros do Gabinete. Presidentes de Divisão terão precedência sobre os Assessores e estes sobre os Assistentes Distritais. A Associação não considera Assessores como Dirigentes Distritais e não reconhece os Assistentes.

 

                      Quando ceder...

     Em reunião de maior importância, como visita do Presidente Internacional, é indispensável que autoridades distritais cedam seus lugares à mesa para outros, como o Diretor Internacional, Ex-Presidente Internacional, Ex-Diretores Internacionais, Presidente do CG, Governadores, convidados, etc.

      Ceder, abrir mão de um direito, é ato de leonismo e de maturidade. Um Secretário de Distrito, por exemplo, não poderá exigir o lugar à esquerda do Governador, estando presentes as autoridades supra-citadas. O mesmo sucede em eventos de maior importância em nível de clube.

      Em nível de Clube, Diretores Vogais aparecem no quadro com precedência sobre os diretores Social e Animador. Estes são conhecidos respectivamente como  Tamer(Domador)  e Tail Twister(Torce-rabos) e não são reconhecidos como Diretores.

       O trabalho do Diretor Animador em grandes eventos

Deverá ser discreto. Há casos em que é contra-indicado, bastando a atuação do Mestre de Cerimônia.

      COLOCAÇÃO E USO DA BANDEIRA NACIONAL E OUTRAS.

     A Lei n°  5.700, de 1° de Setembro de 1.971 (D.O.U, 02/09/1971) regulamenta o uso da Bandeira Brasileira. Do seu texto retiramos as informações abaixo, procurando dirimir algumas dúvidas mais comuns.

À direita, à esquerda...

A lei acima, em seu artigo n° 19, item III, § único, estabelece: “Considera-se direita de um dispositivo de bandeiras à direita de uma pessoa colocada junto a ele e voltada para a rua, para a platéia, ou, de modo geral, para  público que observa o dispositivo” Conseqüentemente, a bandeira estará à esquerda de quem olha de frente para ela ou para o dispositivo. Quando o Diretor Social entra em um salaão, olhando de frente para a mesa principal dispositivo de bandeira deverá estar à sua esquerda ou no centro, atrás da mesa principal. Esta última localização nem sempre é desejável, como veremos a seguir.

 

Posição do dispositivo

 

A lei em pauta prevê que  a bandeira não poderá ser oculta, nem mesmo parcialmente, pela pessoa que se encontra em pé à sua frente. Comumente vê-se bandeiras brasileiras ocultas, em parte,  mesmo quando o Presidente está sentado, em espaços exíguos, dificultando a movimentação dos garçons, mastros caindo sobre cabeças, etc. Para evitar isso, deve-se colocar o dispositivo à mesa principal, à esquerda de quem o observa de frente.

 

Posição da bandeira em Panóplias

Se o número de bandeiras for ímpar, a bandeira brasileira estará sempre no centro.

Se for número par, a bandeira brasileira estará sempre à esquerda de quem olha o dispositivo.

Demais bandeiras

     Bandeiras de outros países  serão precedência sobre as dos Estados brasileiros. Bandeiras Estaduais terão precedência sobre as municipais e estas terão precedência sobre a de Lions. Se for colocada a bandeira da O.N.U, ela virá depois das de outros países e antes das estaduais.

     O segundo lugar de honra da bandeira será à esquerda da brasileira, quando o número for ímpar (sempre na posição de quem olha o dispositivo)

     O terceiro, será à direita da bandeira e assim por diante. Havendo número par, o 2o lugar de honra será à DIREITA  da bandeira brasileira, próximo do centro, olhando-se de frente.

      Havendo visitante de outro país, sua bandeira deverá estar em 2o lugar, logo após a brasileira, da maneira acima descrita. Havendo diversas bandeiras estrangeiras, elas serão colocadas segundo a ordem alfabética dos países, conforme seus nomes em idioma português. Assim, a bandeira da Alemanha corresponde à letra “A” e não “D” de Deustschland, a americana em “E” de Estados Unidos e não “U” de United States e assim por diante.

Recomendações sobre o seu uso

     A bandeira poderá ser desfraldada e arriada a qualquer hora, sendo usual o hasteamento  às 8 horas e o arriamento às 18 horas. No dia 19 de novembro o hasteamento será feito às 12 horas, com solenidades especiais. Se permanecer desfraldada à noite, deverá estar convenientemente iluminada.

      No hasteamento deverá ser a primeira a atingir o tôpo e, no arriamento, será a última a descer. Em sinal de luto, deverá subir até o tôpo e depois descida a meio-pau. Ao arriá-la, subir até o tope e depois descer.

     Em desfile, a bandeira brasileira está adiante das outras e erecta. Jamais se abaterá em continência a qualquer autoridade, brasileira ou estrangeira. Em guarda de honra poderá estar à esquerda de quem olha de frente e a de Lions, à direita, com um acompanhamento a cada lado. A bandeira de Lions abater-se-á diante das autoridades, a brasileira não.

 

                          HINO NACIONAL

 

     São as seguintes as normas para execução do Hino Nacional. Nos casos de execução instrumental, tocar-se-á a primeira parte toda, a segunda, não. Por isso convém que não seja cantando. Nos casos de execução vocal serão cantadas as duas partes.

 

                          EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL

 

À Bandeira Brasileira,  Ao Presidente da República,  Ao Congresso Nacional   e ao Supremo Tribunal Federal, quando Incorporados.

     Por ocasião do hasteamento da Bandeira Brasileira. È vedada a execução do Hino Nacional, em continência, fora dos casos previstos acima.                                     

     Será facultativa a execução do Hino Nacional, na abertura das Cerimônias Cívicas. Em homenagem à Dignitário estrangeiro, a título de cortesis, o hino nacional do seu país poderá ser executado e sê-lo-á em primeiro lugar, seguindo-se, obrigatoriamente, o Hino Nacional Brasileiro.

 

                         PROTOCOLO OFICIAL DE LIONS CLUBES

 

        Ordem de Precedência

        Somente o orador principal deve dar conhecimento ou anunciar os dignitários presentes.

1)      Presidente Internacional

2)      Ex-Presidente Internacional  Imediato

3)      Vice-Presidentes Internacionais(1o e 2o )

4)      Diretores Internacionais(em ordem alfabética pelo sobrenome)

5)      Ex-Presidentes Internacionais(do mais recente para o mais antigo)

6)      Ex-Diretores Internacionais (do mais recente para o mais antigo e em ordem alfabética, pelo sobrenome para os que desempenharam o cargo do mesmo exercício)

7)      Presidente do CG (Conselho de Governadores)

8)      Governadores de Distrito (em ordem alfabética pelo sobrenome)

9)      Administrador Executivo da Associação Internacional

10)  Secretário da Associação Internacional

11)  Tesoureiro da Associação Internacional

12)  Ex-Presidente do CG – Conselho de Governadores (do mais recente ao mais antigo)

13)  Governador Adjunto de Distrito, Eleitos ( em ordem alfabética pelo sobrenome)

14)  Ex-Governadores de Distrito (do mais recente ao mais antigo e  em ordem alfabética pelo sobrenome, para os que desempenham o cargo no mesmo exercício)

15)  Secretário do CG – Conselho de Governadores

16)  Tesoureiro do CG – Conselho de Governadores

17)  Secretário de Distrito (em ordem alfabética pelo sobrenome)

18)  Tesoureiro de Distrito (em ordem alfabética pelo sobrenome)

19)  Presidente de Região (em ordem alfabética pelo sobrenome)

20)  Presidente de Divisão (em ordem alfabética pelo sobrenome)

21)  Assessores Distritais (em ordem alfabética pelo sobrenome)

22)  Presidente de Clube (em ordem alfabética pelo sobrenome)

23)  Ex-Presidente de Clube Imediato (em ordem alfabética pelo sobrenome)

24)  Secretários de Clube (em ordem alfabética pelo sobrenome)

25)  Tesoureiros de Clube (em ordem alfabética pelo sobrenome)

26)  Ex-Presidentes de Clube (do mais recente ao mais antigo e  em ordem alfabética pelo sobrenome, para os que desempenharam o cargo no mesmo exercício)

27)  Representantes da Sede Internacional.

 

Normas adicionais...

 

1 . O anfitrião goza de uma situação especial como presidente da reunião, seja ele Presidente de Clube, Presidente de Divisão, Governador, etc., independente dos títulos dos demais presentes.

2. Quando um Leão tiver mais de um título, ele deverá ser identificado pelo título mais alto.

3.      O Orador Principal, quer seja ou não Leão, deverá sentar-se ao lado direito do Presidente da reunião. Igualmente, o Dirigente investidor, qualquer que seja seu cargo, nos casos de posse  de Diretoria e de Sócios.

4.      O Governador do Distrito, nas visitas oficiais, tem precedência sobre todos os presentes, quando, também nenhum outro evento deverá ser programado, exceto se com sua aquiescência e atuação.

5.      Nas visitas oficiais do Governador é perfeitamente aceitável que o Secretário ou o Tesoureiro sente-se ao seu lado, independente de outros de maior precedência, para prestrar-lhe auxílio durante a reunião.

6.      Mesmo exercendo a função de Mestre de Cerimônia, se tiver um título, com direito a situação especial, a regra é sentar-se no lugar devido, observando a ordem geral do Protocolo.

7.      Os dignitários não pertencentes ao leonismo, deverão ser mencionados intercalados com os Leões.

8.      A apresentação da mesa principal deverá ter início com o dirigente da reunião e continuar a partir da pessoa de menor cargo, na ordem de precedência, até ao mais alto cargo.

9.      Quando as  Domadoras forem designadas para a mesa principal, juntamente com seus Leões, elas deverão sentar-se à esquerda de seus Leões, quando estiverem ao lado esquerdo da mesa e à sua direita quando estiverem do lado direito da mesa, devendo ambos serem apresentados.

 

NOTA:  Este Protocolo Oficial consta do manual do Governador de Distrito e as dúvidas foram dirimidas mediante consulta de Lions Clubes  da Associação Internacional.

 

                           Fim do Manual.