DISCURSO DE INAUGURAÇÃO DO CL ERMES KURRLE EM 02/04/2005


     Em 02 de abril de 2005, o Lions Clube Santa Maria-Itararé inaugurou a Escola de Educação Infantil Nossa Senhora das Vitórias, iniciada na gestão 2001/2002.
      O ato solene foi conduzido pelo CL Bruno Sala que anunciou a presença das seguintes autoridades e convidados: Prof.a Eva Borba, da Secretaria de Educação Municipal, respresentando o Prefeito Municipal e o Secretário da Educação do Município; Sr. Francisco da Silva Dias, Presidente da Associação da Comunidade Local; Padre Rubem Natal Dotto, Pároco e Presidente da Obra Social N.S. do Trabalho desta Escola; Prof. Teresinha Venturini, Sec. da Obra Social N.S. do Trabalho e Coordenadora da Ação Social; Prof.Suzana Bohrer, Diretora desta Escola; Eng. Vilmar Pisani e João Antonio Bernardes, Companheiros Leão do Lions Itararé, responsáveis pela condução e execução da obra
       Após o canto do Hino Nacional Brasileiro, acompanhado pela Banda de Música do Comando da 3a DE, fizeram uso da palavra o CL Ermes Kurrle, Presidente do Lions Itararé; Prof.a Eva Borba, Sr. Francisco da Silva Dias; Prof.a Susana Bohrer; Prof.a Teresinha Venturini; Pe. Rubem Natal Dotto, o qual encerrou fazando a bênção as instalações da Escola.
Eis a íntegra do pronunciamento do CL Ermes Kurrle:

     "Saúdo a todas as autoridades, já mencionadas pelo protocolo, nossos companheiros de Lions, professores, alunos e demais convidados.
      Talvez muitos dos que estão aqui presentes tenham a curiosidade de saber como e porque o Lions Clube Santa Maria-Itararé se envolveu na construção desta Escola de Educação Infantil, que aí está e, que hoje, com imensa alegria, estamos inaugurando.
       Podemos dizer que se cumpriu o adágio popular: "Deus escreve certo por linhas tortas".
      Aproximadamente três anos atrás, uma senhora, moradora desta comunidade, contratada para os serviços domésticos na residência de um companheiro do nosso Clube de Lions, chegou muito aborrecida ao seu trabalho porque soubera que a creche que funcionava aqui neste local deixaria de atender as crianças que muito carenciam deste atendimento.
     Imediatamente seu patrão, nosso companheiro, imbuído de autêntico espírito leonístico, apresentou o problema em uma reunião de trabalho do nosso Clube. E foi assim, senhoras e senhores, que o Lions Itararé, com seus abnegados companheiros, em parceria com a comunidade da Vila Vitória, arregaçou as mangas e começou a trabalhar, quase que exclusivamente, para a realização desta obra. Quero aqui citar e destacar dois  nomes: Sr Amarinto Rosa Dias, trabalhador voluntário e pronto para qualquer serviço e em qualquer hora, e  Sr. Ari Dorneles Silveira, coordenador da comunidade, que mais diretamente se dedicaram na sua execução. Esta escola que, hoje, com a graça de Deus, temos a satisfação, o privilégio e a honra de entregar a esta comunidade, está direcionada para o pleno desempenho de sua função de educar e de formar caráter.
      Unidos pelo mesmo lema:"Nós Servimos", de 1.350.490 associados distribuídos em 46.100 Clubes de Lions no mundo inteiro, onde 40.160 associados pertencem a 1722 Clubes no Brasil, nós, do Lions Clube Santa Maria-Itararé, concluímos mais este serviço. Colaboramos com uma pequena parcela, mas imensa é a nossa alegria, pois todos sabemos que a educação é a mola mestra propulsora do progresso e do desenvolvimento das pessoas, da sociedade e de toda uma nação.
     Estamos orgulhosos pelo trabalho realizado, mas sobretudo orgulhamo-nos de quem nos ajudou a realizá-lo. Muitos são os nomes de pessoas, de entidades comerciais e industriais, de instituições que nos ajudaram nesta obra. Não citaremos nomes para não cometermos injustiça na omissão de alguns, mas registramos nosso reconhecimento a todos que compreenderam  sua finalidade e concordaram com a proposta do Lions e colaboraram na sua execução.
     Nossa sincera gratidão a todos que, de uma ou de outra maneira, estão presentes nesta edificação, com sua prestimosa e indispensável ajuda.
    Portanto, senhoras e senhores, esta escola não tem dono. Ela é da comunidade para a comunidade. Deus permita que vá em frente formando gerações que lutem por uma vida melhor e para o bem comum.
    Aqui estamos, definitivamente, encerrando uma jornada de mais de três anos. Foi bastante trabalhosa, mas muito mais gratificante pelo que recebemos e pelo que damos. Outras jornadas surgirão e o Lions continuará sua nobre caminhada na busca do seu destino de servir"

Voltar