ASSESSORIAS DISTRITAIS - TRABALHOS JÁ DESENVOLVIDOS


ASSESSORIA DE ATIVIDADES CULTURAIS E COMUNITÁRIAS

ASSESSORIA ACERCA DE DIABETES(2002/2003)
CL Joél Luiz Côrtes Siqueira - L.C. Uruguaiana

Assessoria Acerca de Diabetes

Caro Companheiro

Como Assessor Distrital de Conscientização Acerca de Diabetes, venho por intermédio deste apresentar a proposta de trabalho para a gestão de nosso Governador Douglas.
É orientação de LIONS INTERNACIONAL que cada Clube tenha uma comissão específica para diabetes, mas como todos os clubes já possuem uma Comissão de Saúde, não vemos necessidade de criar uma outra, por isso solicito a sua gentileza em transferir esta correspondência ao Presidente de Saúde (ou se caso o seu clube possuir, ao Presidente da Comissão de Conscientização Acerca de Diabetes ) e cobrar do mesmo e sua comissão as orientações que agora estamos enviando, visto que além da importância deste assunto, vale muito para a pontuação ao concurso de eficiência do nosso Distrito.
Sabemos que o Diabetes é uma desordem que impede o corpo de controlar o nível de açúcar no sangue. Normalmente o hormônio insulina faz esta função, mas se o organismo não a produz ou o faz de forma insuficiente, ocorre o diabetes.
Qualquer pessoa pode desenvolver esta doença, entretanto algumas tem maior tendência, ou seja, histórico de diabetes no meio familiar, pessoas de meia idade(próxima de 40 anos para cima), obesos e mulheres numa proporção um pouco maior.
A meta principal deste programa é a redução, detecção precoce e o tratamento da RETINOPATIA Diabética (cegueira).
Com detecção e tratamento antecipado, a enfermidade pode ser controlada ; se for deixada sem tratamento porém, o diabetes pode aleijar e matar:
O Diabetes diminui em um terço a vida de um indivíduo.
O diabetes é a terceira causa principal de mortes, ultrapassada apenas por doenças cardíacas e câncer.
É a causa principal de novos casos de cegueira nos países desenvolvidos.
Os diabéticos têm 17 vezes mais tendência à enfermidades de rins, 5 vezes a gangrena (geralmente resultando em amputação ); e duas vezes mais a doenças do coração e derrames.
Especificamente para nosso distrito elaboramos um programa que achamos prático e que será facilmente aplicável por ser simples e objetivo, mas temos certeza, o resultado será bastante benéfico para todos, por isso, exijo do companheiro, todo o seu empenho junto a sua comissão e por extensão a toda a sua jaula, Leos e Leo jr., para que os resultados a que estamos propondo sejam alcançados.
Novembro é dedicado, por Lions Internacional, como o mês de Conscientização acerca de Diabetes, é neste período que antecede e até o final de (novembro ) devera ser elaborado um plano de trabalho junto a sua comunidade através de palestras em escolas, associações de bairros, centros comunitários e utilizar todos os meios de comunicações sociais de sua cidade, visando dar um máximo de esclarecimento à população em geral, sobre tudo o que se referir ao diabetes (temos algumas publicações, mas poderá ser assessorado pelas associações médicas ou de diabéticos de sua cidade e na Internet existem vários sites que tratam sobre o tema ).
Para a assembléia Festiva de novembro deverá ser convidada uma pessoa que tenha um bom conhecimento sobre a doença para que faça uma palestra para todos os companheiros,, e para isso, o CL. Deverá usar de seu prestigio junto a sua comunidade para que a meta seja alcançada.
Deverá ser enviado em anexo ao relatório de atividades de seu clube do mês de novembro, um relatório detalhado sobre tudo que foi feito neste programa.
Uma outra atividade que estamos propondo para o transcorrer durante toda a gestão do Gov. Douglas é a campanha para que todos os COMPANHEIROS E DOMADORAS acima de 40 anos façam um exame clinico de contagem de glicose, e nos relatórios mensais deverá ser relatado o número de CL. que fizeram (não é necessário divulgar nomes ) e os resultados.
O objetivo desta ultima campanha é, pelo menos dentro do nosso distrito, descobrir um maior número possível de diagnóstico de diabetes positivo, já que para cada diabetes conhecido existe outro desconhecido, e assim com isso conseguir que este companheiro vindo a saber que é diabético, mais cedo comece a tratar, para assim evitar todos os sintomas maléficos que a doença produz, conseguindo desta forma uma melhor qualidade de vida e mais tempo convivendo conosco.
Para finalizar, espero ter sensibilizado o CL. para que este não seja mais um programa para apenas fazer parte de estatística e tenho certeza que fará todos os esforços possíveis para que a meta a que nos propomos seja alcançada.
Para maiores esclarecimentos o CL poderá entrar em contato conosco através de endereço abaixo.

Saudações leonísticas,

CL Joél Luiz Côrtes Siqueira

ADCAD – LD-4

Rua Eustário Ormazabal, 2338

Fone: (55) 3412 - 1595

97500-220 Uruguaiana-RS

Email: siqueira@bnet.com.br

Voltar



ASSESSORIA DE CONSCIENTIZAÇÃO A CERCA DE DROGAS AL 2002/2003
CL Vitor Liberal Damião/CaL Lucia
    

Façamos a prevenção para combater o uso de drogas, incentivando os Clubes a trabalharem na CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DAS DROGAS, observando a realidade de cada comunidade. SUGERIMOS:

Palestras sobre os efeitos das drogas (estas devem ser ministradas por profissionais habilitados). Envolver o jovem nos LEO Clubes, escotismo, movimentos jovens e outros.
Aproveitar a criatividade do jovem em projetos de redução da poluição do ar, terra, água e sonora. Realizar e/ou apoiar atividades recreativas para a juventude.
Sugerimos ainda apoiar os PROERD( Programa Educacional de Resistência à Violência e Drogas) onde estão funcionando e, na medida do possível levá-los também nos municípios onde não existem. (Este Programa está sendo desenvolvido pela Secretaria da Justiça e da Segurança do Estado do Rio Grande do Sul com a participação da Brigada Militar, com alunos de 5a séries, em alguns municípios onde houver pessoas treinadas para desenvolver este trabalho).
Companheiros ! Não vamos esquecer que a droga não é só problema de cidade grande. O interior dos menores municípios também pode estar contaminado. E, se levarmos o nosso trabalho para os municípios onde não existe Lions ? Será que não podemos estar semeando lá a semente de um novo Clube ?
Sucesso, e que possamos todos contribuir para minimizar este mal através da prevenção.

CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DE DROGAS


Todos temos conhecimento sobre os problemas causados pelo uso indevido de drogas, lícitas ou ilícitas, especialmente entre os jovens.
Sabemos que a droga existe desde que o homem existe, porém nos últimos anos é assustadora a facilidade com que jovens, pré-adolescentes e até mesmo crianças, independente de sexo e classe social ingressam neste víciodevastador.
Não há necessidades em citarmos índices das grandes cidades, pois hoje a droga está em toda parte e, muitas vezes em nossos lares e nós ainda não nos apercebemos. O certo é que o maior alvo do traficante é a mocidade e, cada vez com idade menor. Hoje temos conhecimento de crianças que entraram na droga com 4 ou 5 anos de idade. Com estes dados é fácil concluirmos que a escola é o alvo central do traficante. Porém o que mais nos preocupa é que a criminalidade e a insegurança estão aumentando a pontos extremos e, isto com certeza se deve ao comércio e ao uso das drogas.
Ao abordarmos este assunto, seguindo orientações, dividimos em quatro itens:
  1. REPRESSÃO - é uma atividade realizada pelas polícias federal, civil e militar. São gastos milhões de dólares pelos países nesta área, mas os resultados nem sempre são os esperados.
  2. FISCALIZAÇÃO – também é tarefa delegada ao poder público.
  3. TRATAMENTO – são caríssimos e na maioria, senão quase totalidade, sem efeito.
  4. PREVENÇÃO – é o meio mais eficaz de combater o seu uso. Sabemos que há muita oferta de drogas no mundo.
Todos nós temos conhecimento que existe uma política de descriminação das drogas que estão sendo aplicadas em inúmeros países, principalmente na Europa Ocidental.
Na Holanda, a maconha é vendida em coffee shops. A partir de 2003, fumar maconha deixa de ser um ato passível de punição, no Reino Unido. Várias pesquisas foram realizadas. Vários dados levantados. Aproximadamente 45 % dos britânicos dizem já ter experimentado droga. As autoridades observam que os problemas da criminalidade estão mais relacionados com o uso de drogas e esperam liberar o tempo gasto pela polícia no combate a usuários, para dedicar-se mais contra as drogas mais pesadas. Isto significa que o usuário terá maior liberdade. A diminuição da repressão a usuários de droga, no Reino Unido, acompanha uma tendência registrada em vários países da Europa. Em alguns países a maconha foi reclassificada, passando da categoria B para a C, reservada a produtos de menor risco. Tal medida vem gerando enorme polêmica. O assunto é extremamente complexo, pois pode passar a falsa impressão de que não há riscos no combate a esta droga, o que poderia levar muitos, especialmente os jovens, ao consumo abusivo da substância.
Lembramos que este assunto já vem polarizando discussões no nosso Congresso Nacional.
Pela legislação em vigor, o viciado não pode ser autuado em flagrante, pois combinando a Lei 10.259/01, com a Lei 10.409/02, conclui-se que o usuário, ao ser surpreendido em flagrante delito, deve ser encaminhado pela autoridade competente para o Juizado Especial Criminal, através de um Termo Circunstanciado, devendo receber pena alternativa, como dispõe a Lei 9.099/95.
O autuado poderá fazer o acordo desde que pague multa ou preste serviços à comunidade. Por esta razão percebe-se que o usuário, mesmo reincidente não será mais preso nem estigmatizado como o fichamento policial, tendo assim limpa sua vida funcional.
Portanto, cabe a nós como membros do Lions Clube, preocupados com os jovens, e tendo muitos deles como nossos aliados(nossos Companheiros LEO), fazer a prevenção.
Na prevenção devemos ter em mente que o diálogo com o jovem é fundamental. O enfoque informativo é a estratégia mais ampla e coerente.
Devemos informar nossos jovens sobre os efeitos nocivos das drogas, sem tabus e exageros.
Devemos fortalecer a auto estima do adolescente, objetivando mais formar pessoas livres do que informá-las.
Eis alguns dos diversos motivos que levam ao mundo da droga:
  1. A droga funcional como elo grupal.
  2. A droga funciona como fator unificador
  3. A droga provoca prazer
  4. Curiosidade
  5. Fuga dos problemas
  6. Contestação
  7. Desinformação
  8. Imitação
  9. Ambiente familiar
  10. Companhia.
    Final

                                   CL Vitor L. Damião – DM Lucia
Assessor de Conscientização Acerca de Drogas no Distrito LD-4
AL 2002/2003

Voltar
***********************


Companheiro(a) Presidente

       Saúdo prazerosamente o(a) companheiro(a) presidente, bem como a todos os companheiros, companheiras e domadoras dessa prestigiosa jaula.
       Na condição de assessor da Governadoria para Prevenção quanto ao uso abusivo de Drogas, venho por meio deste propor à jaula realizar uma atividade até o encerramento do presente ano leonístico com vistas ao desenvolvimento da consciência sobre os perigos que representa o uso abusivo da bebida alcoólica.
       Proponho que, de acordo com as condições de cada jaula, seja realizada uma campanha aberta à comunidade com palestras ou outras atividades a critério dos companheiros, visando atingir principalmente os jovens.
       Não sendo possível a realização de campanha na comunidade, solicito que o(a) companheiro(a) presidente, pelo menos convide uma pessoa da comunidade, ou mesmo um companheiro que possua conhecimento sobre o tema, para realizar uma instrução leonística sobre o mesmo.
      Justifico o fato de escolher, dentre as diversas drogas existentes, a bebida alcoólica para motivar o trabalho, pelo fato de que, em razão de ser a sua comercialização permitida e seu consumo bastante facilitado, muitas vezes, as pessoas não percebem tratar-se de uma droga, não a vendo como tal. Entretanto, embora seja um produto de venda permitida, o seu uso indiscriminado tem causado inúmeros problemas às pessoas, às vezes, até mais graves do que aqueles decorrentes das drogas proibidas.
      Diariamente tomamos conhecimento de tragédias no trânsito com mortes e invalidez de pessoas, especialmente jovens, sendo que como causa desses acidentes, na maioria das vezes está presente a bebida alcoólica. Qual dos companheiros(as) ou domadoras presentes nessa reunião, que em breve exercício mental não lembrará de uma pessoa conhecida até mesmo familiar que já perdeu a vida ou carrega as conseqüências de um acidente?
      Relevante também é o fato de que as estatísticas apresentadas indicam que na grande maioria dos crimes graves, como homicídios, estupros, roubos e lesões corporais graves está presente a droga lícita bebida alcoólica.
      Embora de menor gravidade, mas nem por isso menos importantes, podem ser referidos os inúmeros problemas desencadeando, desajustes e desestruturação das famílias em decorrência do uso do álcool, além das conseqüências danosas para a saúde que tal hábito acarreta. Diante do quadro real, acima apresentado creio ser de fundamental importância que todos nos conscientizemos dos malefícios trazidos pelo consumo imoderado dessa droga.         Droga traiçoeira, porque, pela sua livre comercialização, permite que sejam os próprios pais que adquirem e também pelo seu exemplo sejam os incentivadores para que os filhos se iniciem no consumo. Conscientes desses perigos e compreendendo que a freqüência do hábito poderá nos tornar dependentes, podemos perceber que com algumas iniciativas simples e praticas é possível confraternizar com os amigos, ou participar de atividades sociais sem a necessidade de ingerir bebidas alcoólicas de forma abusiva.
        Experimente, nas próprias reuniões do clube, ou em outras situações reduzir a quantia consumida e em breve sentirá menos necessidade encontrando outras formas de acompanhamento das refeições.
        Quem possui filhos ou netos pequenos, transmita a eles essa consciência através de seu exemplo, não estoque bebidas em casa e na companhia deles mostre-se equilibrado e moderado.
        Solicito que as jaulas informem a esta assessoria a respeito das atividades desenvolvidas e os resultados alcançados.
        Na expectativa de ser compreendido e que a proposta seja posta em prática, transmitimos nossas efusivas


Saudações Leonísticas.


CL CAIRO ADALBERTO A. RIBEIRO
Assessor Prevenção ao uso abusivo de Drogas - AL 2003/2004


Voltar



ASSESSORIA DE PREVENÇÃO A CERCA DE DROGAS

Assessora de Prevenção Acerca de Drogas

ASSESSORIA GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA(2002/2003)

CaL Nélida Rosa Zorzan da Luz

Assessoria de Prevenção da Gravidez na Adolescência


Transcrevemos, a seguir, a correspondência enviada aos Clubes do Distrito LD-4 pela CaL Nélida, titular desta pasta.

Porto Xavier, 12 de outubro de 2002
Caros Companheiros, Companheiras e Domadoras
 
Ao assumir o Distrito LD-4 – gestão 2002/03, o Governador Douglas de Mendonça Thompson, sensível aos problemas pertinentes à infância e juventude, lançou-nos um desafio de incontestável expressão no seio da sociedade atual, qual seja, um trabalho sério e eficaz na prevenção da gravidez na adolescência. Ao assumirmos o compromisso tivemos a certeza de que o movimento leonístico, através dos valorosos Companheiros e Domadoras, seria o caminho a seguir. A gravidez na adolescência é, na maioria das vezes, uma gravidez não planejada e, por isso, indesejada. Somos conhecedores de toda problemática que acompanha esta situação.
Já enviamos, anteriormente, um trabalho sobre o tema; nesta oportunidade, remetemo-lhes material educativo e elucidativo cedido gentilmente pela Secretaria Estadual de Saúde e Meio Ambiente. Este tem o objeto de auxiliá-los a organizar o SEU PLANO DE AÇÃO. Não podemos desvincular o problema da adolescente grávida das DST/AIDS e também da anticoncepção.
Desejamos a todos vocês, caros amigos e companheiros, muito sucesso neste Projeto que, certamente, trará o reconhecimento de suas Comunidades ! Continuamos à disposição de todos. Ficaríamos muito agradecidos se cada Clube nos enviasse informações sobre o trabalho desenvolvido. Este procedimento aumentará, com certeza, nossos conhecimentos e experiências.

COM LEALDADE E SERVIÇO,  subscrevemo-nos

Leonisticamente,

PDG  Nélida Rosa Zorzan da Luz

                     Assessora de Prevenção da Gravidez na Adolescência



Material distribuído


Livro da Família – “Aprendendo sobre AIDS e DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Tópicos:


SOBRE A DST

  1. O que são as Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST ?
  2. Por que tem muita gente pegando DST ?
  3. Quem é o mais atingido pelas DST ?
  4. Como saber se estamos com uma DST ?
  5. O que são sinais e sintomas ?
  6. Quais são os sinais de DST ?
  7. Quais são os sintomas de DST ?
  8. O Que devemos fazer se estamos com um sinal ou sintoma de DST ?
  9. Como fazer o tratamento das DST ?
  10. O que fazer quando não se faz o tratamento certo da DST ?
  11. Que Situações aumentam o risco de se pegar uma DST ?
  12. Como fazer a prevenção das DST ? Recomendações

SOBRE A SÍFILIS

  1. O que é sífilis ?
  2. O que é sífilis congênita ?
  3. Como saber se temos sífilis ?
  4. Quem deve fazer o exame para sífilis ?
  5. Como a sífilis se apresenta no corpo ?
  6. Como é o tratamento da gestante com sífilis ?
  7. O que pode acontecer com o bebê que pega sífilis na barriga da mãe ?
  8. O que a sífilis congênita pode causar no bebê ?


SOBRE A AIDS

  1. O que é AIDS ?
  2. Que exame se faz para saber se tem o vírus da aids ?
  3. Como podemos pegar o vírus da aids ?
  4. De quantas maneiras podemos pegar o vírus da aids ?
  5. Onde fazer o teste anti-HIV ?
  6. O que o HIV pode fazer no corpo da gente ?
  7. O que acontece quando alguém tem o vírus da aids e não tem acompanhamento médico ?
  8. Qual o tratamento para quem está infectado pelo HIV ?
  9. Quem é mais atingido pela aids ?
  10. Quais os cuidados que as gestantes devem ter ?
  11. O que acontece com a gestante, infectada pelo HIV, que começa logo o tratamento ?
  12. Como a gente pode se proteger do HIV ?
  13. Onde Está a AIDS ?
Tópicos:
Você nunca sabe quem tem o vírus. Use camisinha e proteja-se da aids. Você sabe se proteger da Aids ? Faça o teste e confira. São 7 perguntas com 3 opções cada uma. Responda e avalie o resultado.

Veja aqui como descartar este risco.



  1. Aids é coisa séria
  2. O sangue transmite o vírus.
  3. Não compartilhe seringas e agulhas com ninguém
  4. Use camisinha em toda relação sexual.

Voltar


ASSESSORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Gestão 2003/2004
CaL Teresinha Beatriz de Almeida



Caro Companheiro(a) Presidente:

                        É com satisfação que nos dirigimos aos Companheiros, Companheiras e Domadoras dessa Jaula desejando um feliz e profícuo trabalho neste ano de 2005.
Temos por objetivo, nesta oportunidade, transmitir a todos, novas metas de Lions Clubs International no que se refere aos Serviços Leonísticos para Crianças.
Os dados estatísticos atuais revelam que milhões de crianças em todas as partes do mundo sofrem de pobreza, doenças, deficiências e analfabetismo, entre outras aflições. Por todo o mundo Companheiros Leões estão atendendo as necessidades de crianças carentes através de atividades de distribuição de alimentos e roupas, atividades recreacionais para crianças doentes, acampamentos para crianças deficientes, programas de alfabetização e inúmeros outros projetos. Ao atender as necessidades específicas das crianças em suas respectivas comunidades, os Companheiros Leões estão causando uma diferença, criança por criança.
Sabemos que em nosso Distrito LD-4, muitos Clubes desenvolvem trabalhos permanentes ou projetos temporários com crianças e jovens nas mais diversas áreas, enquadrando-se nos objetivos e metas de LCI. Desse modo, solicitamos ao CL Presidente que nos forneça dados a respeito das atividades de seu Clube nesta área, (Relatório até 30 de junho/05) onde conste: a) nome do projeto;b) tempo de duração; c) faixa etária (de zero a 18 anos); d) número de jovens (pessoas) atendidas.

Internacional está lançando também, o projeto “Desafiando a Juventude a Servir”, com prêmios para jovens líderes no campo do servir. Jovens que prestam serviço voluntário tornam-se adultos que servem. O Lions Clube que incentiva nos jovens a filosofia e o hábito de servir à comunidade poderá oportunizar a estes jovens participar do programa “Prêmios para Jovens Líderes no campo de Serviços”.

Os Clubes que tiverem interesse poderão obter maiores informações através do E-mail: executiveservices@lionsclubs.org  ou no Web site: www.lionsclubs.org ou ainda em contato conosco pelo fone (55) 3312-2702.

Desejando sucesso nas atividades leonísticas neste AL, enviamos nosso abraço a todos os componentes de sua Jaula.

           Leonísticamente

Teresinha Beatriz dos Santos Almeida

Assessora da Criança e Adolescente.

Retornar




ASSESSORIA DE INFORMÁTICA - Gestão 2003/2004
CL Hermes Bressan

     A Governadoria do Distrito LD-4 está disponibilizando aos Leões, não só deste Distrito mas a Leões de outras plagas leonísticas, assuntos de interesse geral, via internet, visando expandir conhecimentos nessa seara do serviço desinteressado.
     Temas generalizados que estavam registrados apenas em atas, boletins, jornais, revistas, folhetos, agora passam a constar também das páginas do nosso Site. Constitui-se numa biblioteca móvel ao alcance de quem acessar à Home Page:, Esta página está escrita em linguagem PHP, com possibilidade do Usuário, portando um login(nome de usuário e senha) acessar determinados arquivos para as devidas alterações.
     Paralelamente, com endereço semelhante: está escrito em linguagem HTML, com acesso somente para consulta. Ambos devem estar sempre atualizados desde que as informações sejam repassadas ao Webmaster junto à Governadoria do Distrito LD4.
   Também será adotado um "Blog" com a mesma denominação da Governadoria do PDG CL Decio Dupont: lionsld4.blogspot.com, disponibilizando aquelas informações mais dinamicas e recentes, sem manter arquivos de caráter permanente para consulta ao longo do tempo.
    É oportuno lembrar que a internete está dispensando a maioria dos serviços de correio convencional. Hoje se faz quase a comunicação por internete e telefone. Os informes para a Governadoria, Presidentes de Região, Divisão e Assessores, bem como para Lions Internacional, são transmitidos via internete, conforme instruções contidas na comunicação leonistica.
    Como se sabe, quando chega o PU-101 em Lions Internacional, será providenciado um nome de usuário e senha para o Secretário e para o Tesoureiro de cada clube. Normalmente o nome de "usuário" é o número do associado no cadastro de Lions Internacional; a senha,  um número aleatório enviado pelo correio convencional. De posse destes dois dados, é possível navegar, alterar, incluir, excluir dados de associados e de atividades de cada clube no Servidor de Lions Internacional.




Voltar


ASSESSORIA "ACELD" - Gestão 2003/2004
CL Robertinho Luiz Meneghetti

SUGESTÕES EXPEDIDAS PELO GRUPO DISTRITAL ACEL

O Grupo ACEL, composto pelos assessores Distritais:
CL PDG Amauri da Luz/CaL Nélida - Prepação de Líderes
CL PDG Alcides dos Anjos Teixeira/DM Marta - Extensão e Fundação de Novos Clubes
CL Robertinho Meneghetti/DM Zenita - Conservação de Sócios
CL Sérgio Garcia/DM Cleuza - Aumento de Sócios
reunidos dia 06/09/2003 em Porto Xavier, sob a coordenação do CL José Dalberon Fortes Nunes - Vice-Governador, sugeriu à Governadoria e aos Clubes do Distrito as recomendações a seguir:
1. Elaborar pauta específica em todas as reuniões a serem realizadas
2. Utilizar correspondência e correio convencional em toda comunicação ou divulgação de documentos. Só E-mail não abrange a totalidade do quadro social
3. Promover mais abordagens sobre temas com conteúdos leonísticos
4. Desenvolver foruns regionais de Leonismo
5. Promover Escola de Dirigentes nas Convenções Distritais, em grupos separados por cargos
6. Ler e divulgar a correspondencia nos clubes, dando a importância e o destaque que couber, discutir, debater e distribuir mediante protocolo
7. Divulgar no Clube e na imprensa valores recebidos da LCIF(Fundação)
8. Fornecer cópia de documentos enviados via INTERNET, quando solicitado, não estando disponível
9. Manter disponibilidade de KIT de orientação e Fundação de Novos Clubes, atualizado
10. Abordar mais o tema leonismo nas Convenções e Reuniões Distritais, bem como nos clubes e seminários
11. Abordar assuntos de conhecimento Leonistico pertinentes para CCLL e DDMM, nas Distritais
12. Exigir adequada preparação do candidado à sócio, convidando-o para assembléias antes de sua admissão
13. Considerar a Evasão de Sócios de responsabilidade do Presidente do Clube, do Presidente da Comissão de Sócios e do Padrinho
14. Após a aprovação, o novo sócio deve participar de um forum dentro do clube
15. Instituir no Distrito LD-4 um Dia para admissão de novos sócios. Sugere-se 16 de abril marco de início do leonismo no Brasil.


26/04/2004


ASSESSORIA "ASSOCIADOS" - Gestão 2003/2004
CL Robertinho Luiz Meneghetti

IV REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL - STO ANGELO

CONSERVAÇÃO DE SÓCIOS

Saudação a todos os integrantes da mesa e demais companheiros !

Itens importantes para a manutenção de sócios:
1. Aumento da frequência às reuniões
2. Manter sempre os sócios com atividades
3. Estimular os Companheiros(as) e Domadoras a participarem de encontros leonístico
4. Tornar agradáveis as reuniões do clube

CONSEQUÊNCIAS:
1. Quanto maior a frequência nas reuniões do clube , maior será o entrosamento entre leões e domadoras, torna-se um ambiente agradável e acolhedor, onde o companheirismo e a amizade prospera , assim como as discussões sobre Lions e melhora o nosso conhecimento Leonístico.
2. Manter os sócios em atividade os tornam mais prestativos e unidos, os leões ficam mais solidários e aumenta a vontade do servir. Todas as atividades do Clube devem serem executadas com a participação e o envolvimento do maior número possível de Leões, e não uns poucos companheiros que fazem todas as tarefas para levarem os louros, enquanto outros com a mesma vontade de servir ficam observando , e vão se afastando do Lions.
3. O estímulo aos companheiros para participarem dos encontros leonísticos faz com que o nível de conhecimento sobre Lions cresça. Nestes encontros, além do conhecimento, temos a oportunidade de estreitar laços de amizade , conhecer novos companheiros e as atividades desenvolvidas por outros clubes, fazendo com que retornamos novamente a outros encontros.
As reuniões dos Clubes devem ter hora certa para começar e terminar, reuniões prolongadas e sem temas objetivos, tornam-se chatas e desestimula os companheiros. Palestras sobre temas diversos são sempre bem-vindas às reuniões festivas, ocasião em que podemos convidar pessoas a participarem, e futuramente serem novos sócios. Aqui começa o primeiro passo para termos um novo Leão.
CONCLUSÃO:
Quando as reuniões nos Clubes, são objetivas, bem coordenadas, com pauta, estas tornam-se agradáveis,.
Quando os companheiros participam das atividades do Clube.
Quando companheiros participam de encontros Leonístico (reuniões do Comitê Assessor, Reuniões do Conselho Distrital, Convenções, Foruns etc),
Quando se pratica os objetivos e se respeita o Código de ética
Com certeza, não teremos só a manutenção dos sócios, mas também teremos um aumento em qualidade e quantidade.

CL Robertinho Luiz Meneghetti

Assessor Distrital de Conservação de Sócios

2003/2004

Voltar

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS - Gestão 2003/2004


CL Talito Emilio Rohde

ENTENDA A DOAÇÃO de ÓRGÃOS e


DECIDA-SE PELA VIDA

Caros Companheiros

  De cada oito potenciais doadores, apenas um é notificado e, desses somente 20% são utilizados como doadores de múltiplos órgãos. Ainda assim, o Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes realizados. As seguintes afirmações atestam este resultado:

  1. O programa nacional de transplantes tem organização exemplar. Cada Estado tem uma Central de Notificação, Capacitação e distribuição de Órgãos que coordena a captação e a alocação dos órgãos, baseada na fila única, estadual ou regional.
  2. Para realizar transplante é necessário credenciamento da equipe no Ministério da Saúde, todos com especialização no exterior.
  3. Hoje mais de 80% dos transplantes são realizados com sucesso, reintegrando o paciente á sociedade produtiva.

 

COMO PODEREI SER DOADOR DE ÓRGÃOS APÓS A MORTE?

 

Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, mas é FUNDAMENTAL comunicar á sua família o desejo da doação. A família quase sempre realiza o último desejo, que só se concretiza após a autorização desta, por escrito. A família, após a morte encefálica, é entrevistada, sendo informada, clara e objetivamente de todo o processo de retirada e doação dos órgãos, pelo médico do paciente ou pelo médico da UTI ou ainda pela equipe de captação.

 

ÓRGÃO E TECIDOS QUE PODEM SER DOADOS

 

   Órgão e Tecido

    Tempo Máximo

                          Para retirada

Tempo Máximo

   De preservação

       Córneas

6 horas após parada cardíaca

      7 dias

     Coração

Antes da parada cardíaca

        4 a 6 horas

       Pulmões

Antes da parada cardíaca

        4 a 6 horas

       Rins

Até 30 min. Pós parada Card.

       Até 48 horas

        Fígado

Antes da parada cardíaca

        12 a 24 horas

       Pâncreas

Antes da parada cardíaca

         12 a 24 horas

        Ossos

6 horas pós Parada Card.

       Até 5 anos

 

COMO PROCEDER COM O POTENCIAL DOADOR CADÁVER

  Considera-se como Potencial Doador todo o paciente em MORTE ENCFÁLICA. Para constatação do diagnóstico de Morte Encefálica é, inicialmente, necessário certificar-se de que:

  1. O paciente tenha identificação e registro hospitalar;
  2. A causa do coma seja conhecida e estabelecida;
  3. O paciente não esteja hipotérmico – menor de 35ºC;
  4. O paciente não esteja usando drogas depressoras do SNC;
  5. O paciente não esteja em hipotensão arterial.

Após essas certificações, o paciente é submetido a dois exames neurológicos que avaliam a integridade do tronco cerebral. Os exames são realizados por dois médicos não participantes das equipes de captação e transplante. Após o segundo exame clínico, é realizado exame complementar que demonstre:

  - Ausência de perfusão sanguínea cerebral; ou

- Ausência de atividade elétrica cerebral; ou

- Ausência de atividade metabólica cerebral.

  PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTE ENCEFÁLICA

  - Traumatismo Crânio Encefálico

- Acidente Vascular Encefálico (hemorrágico ou isquêmico)

- Encefalopatia anóxica e Tumor Cerebral Primário

O QUE FAZER APÓS DO DIAGNÓSTICO DE MORTE ENCEFÁLICA

Após o diagnóstico de morte encefálica deve acontecer a notificação ás Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDOs). Para isso, o médico deve telefonar para a Central do seu Estado informando nome, idade, causa da morte e hospital onde o paciente se encontra internado.

Esta notificação é compulsória, independente do desejo familiar de doação.

 

LEIS QUE REGULAMENTAM A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS

 

  1. Lei dos Transplantes – Lei nº 9434/97, trata das questões da Disposição Post Mortem de Tecidos, Órgãos e Partes do Corpo Humano para fins de Transplante; dos Critérios para Transplante com Doador Vivo e das Sanções Penais e Administrativas pelo não cumprimento da mesma. Regulamentada pelo Decreto Nº 2268/97, que estabeleceu também o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e o CNCDOs. Em 2001, a Lei nº 10.211 extinguiu a doação presumida no Brasil e determinou que a doação com doador cadáver só ocorre com a autorização familiar.
  2. Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1480/97 de 08/08/97 que define os Critérios de Morte Encefálica e estabeleceu o Termo de Declaração de Morte Encefálica onde consta a identificação do paciente, a causa do coma, os exames clínicos, neurológicos e exames complementares e ainda os intervalos necessários para os dois exames, de acordo com a idade do doador.
  3. Os principais exames complementares que podem ser realizados para confirmar a Morte Encefálica são:

 

1-      Angiografiacerebral, 2- Cintilografia Radioisotópica, 3- Doppler Tanscraniano, 4- Tomografia Computadorizada com Xenônio, 5 – Eletroencéfalograma, 6 – Outros.

 

COMO ORIENTAR OS FAMILIARES SOBRE O QUE É MORTE ENCEFALICA

- Encéfalo corresponde ao cérebro mais o tronco cerebral

- Responsável pelos nossos pensamentos, controle das funções essenciais do nosso organismo, como a respiração, a temperatura, a pressão, etc...

- Fornece também os comandos para os pulmões trabalharem, o que é fundamental para que todos os órgãos funcionem. Nada funciona sem os pulmões. Apenas o coração pode continuar batendo, algum tempo, por ter um marcapasso próprio.

- Depois de certos acidentes ou derrame cerebral ocorre à morte, com inchume e decomposição das células e, para de emitir as ordens rotineiras da respiração e das funções dos outros órgãos e, em poucas horas tudo para de funcionar.

- Há aparelhos que podem manter a respiração e fluir o sangue, pelo bombeamento cardíaco, aos nossos diversos órgãos por um determinado tempo. É aí que devem ser retirados os órgãos para o transplante.

- Há gente que confunde Coma com a Morte Encefálica. No coma o cérebro está vivo, recebendo sangue, a pessoa está desacordada. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

- É muito diferente quando o encéfalo morre e, quando isto ocorre não se recuperará nunca mais. A morte encefálica é irrecuperável.

- Qualquer receptor de órgão ficará, certamente, muito feliz em poder continuar vivendo, recebendo este transplante.

 

ENDEREÇOS E TELEFONES IMPORTANTES:

 

  1. Central Nacional De Transplantes – funciona 24 horas – Tel: (61) 365 2379 - Tele/Fax (61) 365-4441
  2. Sistema Nacional De Transplante (SNT) Tel: (61) 315 2021 Tele/Fax (61) 226 8274 -  e-mail: snt@saude.gov.br
  3. Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO)

Tel: (11) 3283 1753 / 3262 3353 - Fax(61)3289 3169 e-mail: abto@abto.com.br.

        4. Coordenação Estadual (RGS) (51)3217 1616 – fax (51) 3219 1900

                E-mail: centraldetransplantes@saude.rs.gov.br

 

QUEM PODE SER DOADOR EM VIDA?

 

O doador vivo é um cidadão juridicamente capaz, que, nos termos da lei, possa doar órgão ou tecido sem comprometimento de sua saúde e aptidões vitais. Deve ser avaliado por médico para realização de exames que afastem doenças. Pela lei, parentes até quarto grau e cônjuges podem ser doadores; não parentes, somente com autorização judicial.

 

QUAIS ÓRGÃOS E TECIDOS PODEM SER OBTIDOS DE UM DOADOR VIVO?

 

RIM: doa-se um dos rins (é a mais freqüente)

MEDULA ÓSSEA: obtida por meio de aspiração óssea direta ou pela coleta de sangue periférico

FIGADO: parte do fígado pode ser doada

PULMÃO: parte do pulmão (excepcional)

PÂNCREAS: parte do pâncreas (excepcional)

  SLOGANS QUE PODEM SER USADOS EM CAMPANHAS

  “SOU DOADOR MINHA FAMILIA JÁ SABE”

  “DOAR ÓRGÃOS É UMA DECISÃO PELA VIDA”

            CL Talito Emilio Rohde - Assessor de Doação de Órgãos
Lions Clube Restinga Seca.

Voltar

ASSESSORIA DA MULHER E DOMADORA - Gestão 2003/2004


CaL Sandra Maria Rebelato

     Estou encaminhando uma mensagem e respectivo anexo(logo abaixo) para que seja lido e vivenciado na primeira oportunidade possível dentro da programação do clube, em reunião exclusivamente das sócias e domadoras.
     Sugiro que seja feito um xerox do anexo para cada participante e a leitura do texto seja feita pausadamente e se possível com um fundo musical, de forma a realmente contribuir para a melhoria de qualidade de vida pessoal e daqueles a quem desejamos ajudar.
Com carinho!

Sandra Rebelato

Assessora Distrital LD – 4

Promoção da Mulher e Domadoras




Queridas ...


       Recebi a visita de uma amiga que está sempre por perto e é uma das minhas “luzinhas”.
Sempre que ela me visita me deixa uma mensagem. Nesta última vez me trouxe uma notícia de um jornal da Alemanha devidamente traduzida, que falava de um psicólogo alemão chamado Siegfried Brockert, que desenhou uma nova imagem humana da psicologia positiva, de acordo com qual SER FELIZ foi proclamado como princípio de vida.
     Disse que devemos acrescentar um décimo - primeiro mandamento em nossas vidas: “EM TODA SUA VIDA AMAR-SE A SI MESMO”. Aceitar-se a si mesmo, ter uma atitude positiva sobre si mesmo leva a pessoa a sentir-se bem em sua própria pele. O amor começa com amor a si mesmo. O respeito começa com respeito a si mesmo. Diz ele que todos os conceitos para ser feliz está nas letras da própria palavra que em alemão é GLUECKLICH.

(Peguem o bilhetinho que foi passado a vocês. Acompanhem, letra por letra da palavra).
A vida começa no ventre materno e continua além e sempre com a proteção. Desde o primeiro dia o bebê precisa de mãos carinhosas que o afagam muitas vezes o que se torna uma necessidade por toda a vida. É o amor.
     Este sentimento é tão saudável e desprendido que faz com que todos sejam independentes entre si, embora guardando aconchego e união, fonte de muitas emoções, sentimento que faz bater forte o coração. O psicólogo alerta que coisas negativas limitam nosso pensar, desejar, sentir e atuar, enquanto sensações positivas abrem nossos pensamentos e as boas idéias o que, por si, em lugar de cismar ou desconfiar, a pessoa sente-se estimulada a dar asas as atividades. Produtividade traz proteção contra stress, intranqüilidade, medo e até contra perturbações depressivas.
     Precisamos utilizar a criatividade com muita competência e assim estaremos sublinhado o sentido de nossas vidas com inteligência, demonstrando caráter e sendo a esperança de dias melhores. Quem tem esperança sente-se mais forte; está bem melhor preparado para muitos desafios da vida.
     Proteção é a base de um sentimento positivo. E sentimentos positivos abrem o raciocínio. Quem deseja ajudar outras pessoas tem, em princípio, duas possibilidades: a primeira – o caminho do coração com dedicação amorosa; e a segunda – é atuar com a cabeça e a mente.
     Amar, escreve Siegfried Brockert, quer dizer reconhecer o lado melhor, o mais forte e mais feliz em si mesmo e em outras pessoas, e fazer disso o centro da sua vida e da vida em comum.
     O amor é importante. Ele coloca em movimento o pensar, o sentimento, a vontade, a inteligência, a criatividade, o tempo, o dinheiro, a dedicação e a força para fazer outras pessoas felizes. Nunca nós nos sentimos tão bem em nossa própria pele e em nossa vida, como no tempo em que estamos amando.
     Por isso queridas Domadoras e Companheiras Leão as conclamo para seguirmos nosso caminho pela vida, amando-nos muito, protegendo-nos umas as outras, utilizando-nos de nossa independência, criatividade, competência, inteligência, caráter como fontes para grandes emoções e ilimitada esperança, o que certamente nos assegurará o sentido da vida para que o décimo – primeiro mandamento “EM TODA SUA VIDA AMAR-SE A SI MESMO” seja evidenciado através do saudável convívio leonístico de nosso clube e, conseqüentemente, do Distrito LD-4 da Associação Internacional de Lions Clube.

EXISTÊNCIA DE VIDA – FELIZ


G – Geborgenheit ------- proteção
L – Liebe --------------------- amor
U – Unabhängigkeit --- independência
E – Emotionen ------------ emoções
C – Creativität------------- criatividade
K – Kompetenz ----------- competência
L – Lebenssin ------------- Sentido de vida
I – Intelligenz--------------- inteligência
C – Charakter ------------- caráter
H – Hoffnung --------------- esperança

Voltar



ASSESSORIAS DISTRITAIS - PROGRAMAS ESPECIAIS

1. Assessoria de Atividades Culturais e Comunitárias
a) Atividades Culturais e Comunitárias-Projeto
b) Normas de Execução da Pesquisa
c) Questionário e Carta Capeadora

2. Assessoria de Informática
    Instruções de uso do Site

3. Assessoria de Convenções
    Informes da Convenção de Sta Rosa

4. Assessoria a Cerca de Diabetes
    Programa para Execução nos Clubes

5. Assessoria de Intercambio Juvenil
   Intercambio Juvenil